17 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Saúde

Estados começam a vacinar as crianças neste sábado

Vacinação foi anunciada para este sábado pelo Ministério da Saúde

Davi, o primeiro menino vacinado no Brasil

Depois que o governo de São Paulo deu largada, mais uma vez, na vacinação infantil contra a Covid, o Ministério da Saíde resolveu então enviar os lotes de imunizantes para que os Estados comecem a vacinar as crianças neste sábado, 15.

A vacinação do público infantil foi incluída pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas Contra a Covid-19 somente em 5 de janeiro — a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tinha dado o sinal verde para a aplicação em 16 de dezembro passado.

Mais de 40 países — entre eles Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Chile, China e Colômbia — oferecem doses pediátricas.

Primeiro vacinado

A primeira criança a receber a dose de vacina contra a Covid-19 foi o menino  Davi Seremramiwe, de 8 anos. Ele se vacinou na sexta-feira, 14, em São Paulo, o que revoltou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por que o Estado comandado pelo governador João Dória (PSDB) deu a partida na vacinação infantil.

Eu senti alegria. Eu estou fazendo isso pelo meu povo. Estou fazendo isso pelo meu povo Xavante”, resumiu o menino.

Nascido em uma comunidade Xavante do Mato Grosso, Davi tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o obriga a andar com ajuda de uma órtese. Durante nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, fizeram viagens periódicas à capital paulista para que Davi fosse tratado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.