19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Estrangeiro pede refúgio em Alagoas para fugir da pena de morte

Homem LGBTQIAPN+ solicita que Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AL acompanhe seu processo de refúgio

Um estrangeiro em Maceió, que se identifica como homossexual e natural de um país que adota pena de morte para pessoas LGBTQIAPN+, pediu para a Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AL acompanhar o seu processo de refúgio.

Ele pretende escapar da execução por cometer atos homossexuais e fixar residência em Maceió. Aqui, ele já teria amigos e pessoas de sua confiança.

“Não podemos fazer a especificação do país onde ele mora, pois ele está pedindo refúgio na Polícia Federal do Estado e o processo do caso é sigiloso. Não podemos divulgar o histórico dele, para não envolver a família do mesmo. Os detalhes é para preservar a imagem dele”. Marcus Vasconcelos, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/AL.

O pedido de refúgio tramita na Polícia Federal. Sua identidade não pode ser revelada, mas sabe-se que ele deixou seu país em julho exatamente por temer a pena de morte.

Em inglês, ele relatou ter sido obrigado a constituir família com mulheres, tendo que silenciar sua orientação sexual em razão da religião e da cultura adotada.

O estrangeiro, que não pode ser identificado no momento – em razão do pedido de refúgio que tramita na Polícia Federal –, saiu de seu país de origem no mês passado, em julho, e teme por sua integridade física em razão das severas penas contra pessoas LGBTQIAP+ no seu país de origem.