24 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Fase Laranja: Para eliminar as dúvidas, veja as atividades permitidas na orla

Decreto autoriza acesso às praias e ao calçadão seguindo medidas de distanciamento

Com restrições, acesso à praia e banho de mar está liberado na cidade de Maceió. Interior segue com medidas restritivas. Foto: Felipe Brasil

Com a liberação do acesso às praias de Maceió, assim como ao calçadão e à ciclovia, as atividades ao ar livre voltaram a ser realizadas pelos frequentadores da orla.

A prática esportiva individual e a liberação do banho de mar com o novo decreto municipal marcam um retorno gradual das atividades de lazer na cidade, com proibição de aglomerações mantida e o uso obrigatório de máscara no espaço público.

“Estamos voltando de forma gradual e nos preparando cada vez mais para adotar medidas que garantam o uso seguro do espaço público, tendo como prioridade a saúde dos maceioenses e, em breve, dos turistas. Nosso foco é avançar na adoção de protocolos que tragam confiança aos frequentadores da orla e, por meio de ações educativas realizadas pela Prefeitura de Maceió, consigam orientá-los sobre a importância do cumprimento dessas medidas”. Jair Galvão, secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

  • Banho de mar
    O banho de mar está permitido. O do uso de máscara é obrigatório antes e depois de sair da água.
  • Estacionamentos com vagas intercaladas
    O estacionamento de veículos está permitido em vagas intercaladas. Os motoristas poderão utilizar o espaço público obedecendo o distanciamento determinado entre os veículos.
  • Esportes individuais
    Está liberada a prática esportiva individual como corrida, caminhada e ciclismo, desde que o cidadão esteja usando máscara e respeite o distanciamento mínimo de 10m no mesmo fluxo e 2m no fluxo contrário.
  • Esportes náuticos individuais
    Também foi liberada a prática de esportes náuticos de forma individualizada e não comercial.
  • Passeios turísticos
    Os passeios turísticos, sejam em veículos ou embarcações, seguem proibidos temporariamente na capital alagoana. Passeios como a visita às piscinas naturais da Pajuçara estão impedidos de acontecer.
  • Parquinhos sustentáveis
    A utilização de equipamentos de lazer uso coletivo seguem proibidas. Um dos maiores atrativos da orla para famílias com criança, os parquinhos sustentáveis estão temporariamente interditados.
  • Proibida aglomeração de pessoas
    Seguem proibidas a aglomeração de pessoas e a utilização de mesas, cadeiras, bancos, caixas térmicas e guarda-sóis, bem como o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Atividades comerciais
    Atividades comerciais de qualquer ordem seguem suspensas, com exceção de bancas de revistas, balanças de peixe e o Centro Pesqueiro do Jaraguá.
  • Academias públicas, Mobiliários Urbanos Esportivos (MUE’s) e quadras esportivas
    Está proibida a prática esportiva coletiva em campos e quadras, aparelhos de ginástica, academias ao ar livre e demais equipamentos ao longo da orla e em praças.

Profissionais de Educação Física estão liberados para desempenhar suas atividades, desde que prestem atendimento com hora marcada, utilizem espaços privados (residências ou estúdios) e haja limitação de apenas um profissional e um cliente.

O Decreto Municipal Nº. 8.913 aponta o início da Fase Laranja na capital alagoana e coincide com a retomada de parte do setor hoteleiro local. A reabertura de hotéis e pousadas também será realizada de forma gradual, entre os meses de julho e novembro.