A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, falou sobre as orientações passadas para a população sobre os cuidados ao longo da vida do animal.
“Quando um pet é adotado, ele precisa de cuidado e atenção. Uma adoção responsável é a aquisição da guarda cumprindo suas responsabilidades de tutor ao longo de toda a vida do animal, zelando assim pela saúde, segurança e bem-estar. Nossa equipe orienta os tutores para que eles tenham consciência de que os animais demandam tempo para brincadeiras e passeios, além de cuidados com a alimentação, saúde e a higiene”, explicou a Coordenadora.
Os animais que são levados para participar das feiras passam por avaliação da equipe de médicos veterinários. Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.
Já os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.
Para adotar
Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.
Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade. Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do telefone (82) 98752-6505.