22 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Música

Festival Carambola neste domingo: LoreB leva ao palco o show “Cheio de Vazio”

Festival, na sua sexta edição, tem levado a arte produzida de forma independente e que se destaca no cenário alagoano e brasileiro.

LoreB, neste domingo, no palco do Festival Carambola no Parque Shopping

Os diversos e conflitantes amores, valores e sons do dia-a-dia de uma artista independente em Alagoas ganharam o formato de um álbum visual. Para desabafar, refletir sobre o que sente e entregar ao mundo um pouco do que melhor sabe fazer, LoreB lançou, em dezembro do ano passado, Cheio de Vazio. Composto por 9 faixas, o trabalho tem produção da própria artista, juntamente a Júnior Bragazion, Pedro Soares e Diogo Rezende. A direção é assinada por Duda Bertho. Tudo disponível nos principais serviços de streaming e no YouTube.

Quem quiser conferir um pouco disso tudo ao vivo, pode comparecer à sexta edição do Festival Carambola – que acontece nos dias 2 e 3 de abril, no estacionamento do Parque Shopping Maceió, no bairro de Cruz das Almas.

Além de LoreB, o projeto traz um line up misto. De Alagoas, o festival escalou o DJ Cleiton Rasta, que convida a artista Luana do Reggae, a banda Marinho e os cantores e compositores, Cris Braun, Ítallo França e Naty Barros. De São Paulo, Céu e Jup do Bairro chegam com seus lançamentos mais recentes, além dos paranaenses da Tuyo e a banda carioca Gilsons. Esta super escalação completa-se com o show da revelação baiana Rachel Reis e da estrela pop Getúlio Abelha, de Fortaleza.

Para sua participação no palco do Carambola, LoreB vai fazer um resumo da sua carreira em 40 minutos. “Eu tenho cerca de 20 músicas lançadas, então peguei as 9 que eu mais gostava e coloquei no repertório do show. Também apresentarei uma canção de uma mulher brasileira que admiro demais. Não sei o que o público pode esperar”, brinca a cantora e compositora ao fazer suspense. É preciso marcar presença no dia para descobrir a surpresa. “Eu sei que eu estarei muito feliz naquele palco e espero que eles sintam isso e curtam o show junto comigo.”

Lore estreou no cenário local em carreira solo em 2019 com o álbum “Etéreo” – o trabalho figurou na lista nacional de melhores EPs do conceituado site Hits Perdidos. Com Cheio de Vazio ela revisita uma canção já lançada nesse projeto antigo. “Ela foi a música mais séria daquele álbum porque trata sobre o cotidiano em uma sociedade cheia de vazio moral”, conta. “E quando eu decidi fazer um disco, eu queria que ele fosse sério como aquela música. “No álbum Cheio de Vazio, ela regravou a faixa para uma nova versão, a  ‘Vazio Moral 2.0’. “Todas as outras faixas do álbum possuem alguma crítica ou reflexão boba minha, mas todas, acredito eu, nos fazem pensar de alguma forma.” Fã desse processo, onde tudo vai tomando forma, ela revela que o fluxo criativo foi muito natural. “Gravamos  as guias das faixas só com beat, teclado e voz,  e fomos montando as camadas até chegar no resultado final.”

Colecionando parcerias ao longo da carreira em crescente ascensão, Lore já possui feats com nomes como Wado, Júnior Almeida, Fernando Nunes, Maju Shanii, Pedro Soares (Unidade Nova Praia), Felipe de Vas, Andrea Lais, Cris Braun e outros. Com cada um ela afirma ter aprendido algo novo e especial. “É muito massa ver o processo individial dessa galera. Ver outros artistas em ação super me inspira. Por exemplo, algo mais recente, eu achei o máximo assistir a Cris Braun gravando voz pra ‘Se fosse normal ser louco?’, nossa parceria. É bonito ver alguém com experiência fazendo o que sabe fazer, vai direto ao ponto, sem arrodeio…certeira. Eu acho uma delícia participar desses momentos de troca.”

Uma música favorita do álbum? Ela quase não consegue escolher. “Cada uma tem um pedacinho de mim, mas acho que, atualmente, estou gostando mais de ‘Não há mais tempo’ – porque ela é uma música que chama a gente para o embate, nesse momento difícil que vivemos no Brasil e também traz uma mensagem de esperança dizendo que tudo vai melhorar”, conta. A canção está confirmada no setlist do show no Carambola.

O FESTIVAL

Esta é a sexta edição do festival, a quarta que acontece presencialmente em sua cidade natal, a capital de Alagoas, Maceió. É importante dizer isso, pois as três últimas edições aconteceram apenas no formato online, respeitando as regras sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 durante os dois últimos anos. “Estamos bem ansiosas com o retorno do evento de forma física, foram dois anos de intenso trabalho no remoto, mas, para nós, estar em contato com o público, gerando experiências, é essencial. Acreditamos que este ano poderemos mostrar produções belíssimas desenvolvidas e lançadas durante a pandemia por artistas alagoanos, além de apresentar a cidade de Maceió atrações de peso e que nunca se apresentaram por aqui”, comenta Lili Buarque, uma das idealizadoras do Carambola.

Se não fosse a música, provavelmente o período de isolamento social e quarentena entre 2020 e 2021 teria sido muito mais difícil de suportar. Por isso foi tão importante que, mesmo sob condições adversas, esses artistas não deixassem de produzir e lançar suas novidades neste período. O Carambola manteve seu radar ativo durante esse tempo e, com base naquelas canções que mais fizeram a cabeça do nosso público, montamos um line up caprichado, aliando gêneros musicais variados de artistas de diferentes locais, cenas e gerações.

“Os artistas que conseguiram criar e produzir durante a pandemia, mesmo quando a mente e a atenção de todos estavam voltadas para uma doença tão brutal, merecem uma atenção especial. Procuramos, ano a ano, destacar a arte produzida de forma independente e que se destaca no cenário alagoano e brasileiro. Temos excelentes novos nomes na cena alternativa do país e acreditamos que estamos conseguindo construir uma line up jovem, representativa e de altíssimo nível”, aponta Didi Magalhães, também idealizadora do festival, sobre o processo de curadoria musical do evento.

Serviço Festival Carambola 2022

Data: Sábado e Domingo, 2 e 3 de Abril de 2022

Horário de abertura dos portões: 17:00 no sábado (2) e 16:00 no domingo (3)

Local:  Parque Shopping Maceió (Estacionamento) – Av. Comendador Gustavo Paiva, 5945 – Cruz das Almas, Maceió – AL

Ingressos: https://doity.com.br/carambola22