23 de março de 2025Informação, independência e credibilidade
Blog

Fim do carnaval: Queda na popularidade de Lula assombra governo e PT

Aumento dos preços dos alimentos nos supermercados tem gerado uma ampla insatisfação da classe média com o governo.

Acabou o carnaval e o governo agora volta a se preocupar com a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sofrendo ataques dos investidores do mercado financeiro, de parte da grande imprensa nacional e segmentos elitizados da população, o presidente viu sua popularidade cair nas pesquisas de opinião, que trouxeram para dentro do Palácio do Planalto um cenário preocupante.

Na última pesquisa do DataFolha, Lula, no final de fevereiro, Lula teve um índice de 24% de aprovação e 41% de rejeição, nesse seu terceiro mandato como presidente da República.

A pauta da economia e a “contrainformação” (fakes) detonada pela oposição têm sido os instrumentos utilizados para alavancar o desgaste do governo brasileiro.

Soma-se a esses fatores o aumento dos preços dos alimentos nos supermercados, o que tem gerado uma ampla insatisfação da classe média.

A expectativa do meio político aliado do governo é que a reforma ministerial a ser definida por Lula, agora com o fim do carnaval, seja de fato uma onda marcante para mudar os números da insatisfação que se espalha.

Se assim será, só vendo.