Por Dyego Barros
No fechamento da 9ª rodada do Brasileirão, o Flamengo aplicou uma impiedosa goleada de 4 a 1 sobre o arquirrival Vasco da Gama, diante de quase 50 mil rubro-negros e cruzmaltinos que compareceram ao Estádio do Maracanã, na noite desta segunda-feira (5). O resultado pode acarretar na demissão do técnico Maurício Barbieri, contratado pelo clube de São Januário em dezembro de 2022.
Avassalador na primeira etapa, o Mengão sobrava fisicamente e não demorou a construir o massacre. Logo aos 13 jogados, o volante chinelo Pulgar abriu o placar, com um chutaço de fora da área. Apenas dois minutos, Gérson ampliou, de cabeça. Em uma noite iluminada, Ayrton Lucas foi às redes do goleiro Léo Jardim duas vezes, abrindo 4 gols de vantagem para a equipe comandado pelo sempre pilhado Jorge Sampaoli.
No início do segundo tempo, o Vasco ensaiou uma reação. Com o auxílio do VAR, o árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou pênalti de Gérson em Jair. O mesmo Jair foi para a cobrança e venceu o duelo com o jovem Matheus Cunha, reduzindo o prejuízo do clube da Colina. A resistência vascaína, entretanto, parou por aí.
A goleada leva o Flamengo a 5ª posição da tabela de classificação. Já o Vasco segue na zona de rebaixamento e agora amarga uma sequência de oito partidas sem vitória. Desde a sua estreia no campeonato, o time de Pedro Raul e companhia não sabe o que é vencer.