25 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Esportes

Flamengo bate o Vasco e é campeão Carioca

Mengão já havia vencido o jogo de ida por 2 a 0 e acumulou 4 a 0 no placar agregado e o 35 título Estadual

Vitinho marcou o 2º gol
Vitinho foi autor do segundo gol do Flamengo, pouco após entrar em campo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo ganhou do Vasco por 2 a 0, neste domingo (21), no Maracanã, e conquistou o Campeonato Carioca de 2019, com gols de Willian Arão e Vitinho. O time já havia vencido o jogo de ida por 2 a 0 e, com o triunfo na segunda partida, garantiu o título estadual com a grande vantagem de 4 a 0 no placar agregado.

O Flamengo chega ao seu 35º título fluminense e voltou a levantar a taça que havia erguido pela última vez em 2017. O Vasco terá de aguardar a próxima edição do Estadual para buscar o seu 25º troféu na competição. Antes, havia foi bicampeão com os títulos de 2015 e 2016.

Logo aos 16 minutos de jogo,  o time da Gávea abriu o placar, após cobrança de falta pela intermediária direita, Pará rolou para Arrascaeta, que cruzou perto da marca da cal para Willian Arão cabecear para o fundo da rede.

A partida foi para o intervalo com placar vantajoso para o Flamengo. Precisando de três gols para levar a decisão aos pênaltis, o técnico Alberto Valentim lançou mão de suas opções mais ofensivas no segundo tempo.

Entretanto, foi o Flamengo que marcou novamente, agora aos 37 da segunda etapa. Quatro minutos depois de entrar, Vitinho arrancou em velocidade e recebeu pelo passe de Diego, ficando cara a cara com Fernando Miguel para marcar o segundo gol rubro-negro.

Abel Braga

A entrevista coletiva de Abel Braga após a conquista do Campeonato Carioca foi marcada por uma homenagem inesperada quando o treinador do Flamengo dedicou o título a Zé Ricardo, recém-demitido do Botafogo.

“Alguns de vocês me perguntaram para quem eu dedicava esse título e veio muita coisa na minha cabeça. As vezes você quer homenagear alguém e acaba cometendo uma injustiça. Mas um pedaço desse título eu ofereço ao Zé Ricardo”. Abel Braga, treinador do Flamengo.

O treinador rubronegro ficou comovido com a cena de Zé Ricardo sendo hostilizado por torcedores do Botafogo há pouco mais de uma semana ao desembarcar no aeroporto mesmo depois de ter sido demitido.

Alberto Valetim demitido
Alberto Valetim foi demitido e não é mais treinador do Vasco.

Outra demissão que aconteceu foi a de Alberto Valetim, do Vasco. Após a derrota na final e a perda do título carioca para o maior rival, a equipe cruzmaltina comunicou a demissão do treinador. Para o duelo contra o Santos, pela quarta fase da Copa do Brasil, o time será comandado por Marcos Valadares, treinador do sub-20.

Pouco depois da partida, Valentim deixou os vestiários do Maracanã sem falar com a imprensa.