Por Dyego Barros
O Flamengo está eliminado da Taça Libertadores da América 2023. Numa noite para esquecer, o Rubro-Negro deu vexame em Assunção, perdeu para o Olimpia por 3 a 1 e disse adeus à competição continental, ao ser superado pelos paraguaios pelo placar de 3 a 2 no agregado da fase oitavas de final.
Diante de 35 mil torcedores do ‘Rei de Copas’, que lotaram as arquibancadas do Defensores Del Chaco, o atual campeão do torneio da Conmebol até deu a impressão de que prevaleceria a lógica: aos 8’ da etapa inicial, Arrascaeta cobrou falta pelo lado esquerdo de ataque e Bruno Henrique desviou de bico de chuteira para vencer o goleiro Espinola, inaugurando o marcador e ampliando a vantagem do Fla. Porém, apenas quatro minutos depois, Torres deixou tudo igual, ao aproveitar ótimo cruzamento de Cardozo.
O 1 a 1 ainda classificava o Mengão, que havia levado a melhor no Maracanã pela margem mínima, mas o Olimpia virou a partida aos 24’ do segundo tempo, com Ortiz, em um vacilo de Matheus Cunha, após cobrança de escanteio. De novo na bola parada, o centroavante Facundo Bruero fez o terceiro, deixando os comandados de Jorge Sampaoli, expulso por reclamação, em maus lençóis.
No apagar das luzes, Victor Hugo até chegou a anotar o tento que levaria o confronto para as penalidades. Entretanto, Gabigol foi flagrado em impedimento no momento do passe.
Ao apito final do árbitro colombiano Wilmar Roldán, uma das maiores zebras da história recente do campeonato estava estabelecida, para a explosão de alegria do lado azarão, que terá outro carioca pela frente, nas quartas de finais: o Fluminense, de Fernando Diniz.