21 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Esportes

Flamengo é campeão Carioca em jogo que bateu audiência do Jornal Nacional

Fluminense havia perdido a primeira partida e levou um gol no término da final, exibida na SBT

Após perder o título da Taça Rio no primeiro jogo da final ao vencer por 2 a 1, o Flamengo bateu o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã, com um gol aos 49 minutos do segundo tempo de Vitinho, e carimbou seu 36º título carioca da história.

Com o feito, o Flamengo aumentou sua hegemonia no Estado, já que o segundo mais vitorioso é justamente o Tricolor, que tem 31 trofeus. O Vasco tem 24, e o Botafogo, 21.

Com o futuro indefinido em função do interesse do Benfica (POR), o técnico português chegou ao quinto título pelo Flamengo justamente no dia em que comemora um ano no clube.

Anteriormente, havia conquistado a Libertadores, o Campeonato Brasileiro, a Recopa e a Supercopa do Brasil. Além disso, ganhou também a Taça Guanabara deste ano.

Mesmo suspenso do jogo, o atacante Gabigol, do Flamengo, tornou-se o artilheiro do Campeonato Carioca junto de João Carlos, do Volta Redonda, com oito gols.

Audiência

O SBT, que exibiu a partida, registrou bons índices de audiência em São Paulo e, principalmente, no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o grupo de Silvio Santos chegou a vencer a Globo por vários momentos o “Jornal Nacional” (JN).

Segundo dados prévios de audiência, o SBT superou a Globo por volta das 21h15, no início do primeiro tempo com Fla-Flu, registrando 27 pontos no Ibope do Rio de Janeiro. A concorrente, com o JN, marcava 25 pontos.

Foi a primeira vez que a Globo foi derrotada na faixa de horário desde 2015, quando era superada em algumas ocasiões pela novela “Os Dez Mandamentos”, da Record.

A liderança sobre a Globo foi mantida ao longo do segundo tempo, com o fim do JN e o início da exibição da novela “Fina Estampa”. A Record, que exibiu as novelas “Apocalipse” e “Jesus” ficou com 6 pontos.

Em São Paulo, como já era esperado, o resultado foi menor. O SBT ficou com 11,5 pontos de média com picos de 14 das 20h40 às 22h58. A Globo foi líder no horário com 32 pontos e a Record ficou em terceiro lugar com 5 pontos. Mesmo mais abaixo, foi o melhor resultado do SBT desde 24 de janeiro deste ano no horário.