28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Fonte oficial: Governo lança site com informações sobre o Pinheiro

Site compila as principais orientações para moradores de imóveis atingidos e evita pânico com a propagação de fakenews

Os moradores do Pinheiro, em Maceió, contam agora com o canal de informações do Governo do Estado sobre a situação do Pinheiro, que enfrenta problemas estruturais e rachaduras em algumas residências – mais de 520 já precisaram ser evacuadas.

Acessando o site pinheiro.al.gov.br, a população passará a se informar diretamente com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), com notícias e atualizações que reúnem orientações oficiais para a população.

No portal, os internautas podem ter acesso ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil do Pinheiro, a mapas da região com áreas de risco, telefones úteis para emergências e notícias de órgãos oficiais sobre o caso.

O site também compila as principais orientações para moradores de imóveis atingidos e respostas às dúvidas mais frequentes envolvendo a situação do bairro. Da mesma forma, é uma plataforma que evita a propagação do pânico, criado por informações desencontradas, sensacionalismo ou fakenews escancaradas sobre a situação do bairro.

SMS

Diante da necessidade de manter a população do bairro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia móvel deram início, nesta terça-feira (12), a uma campanha para enviar alertas de desastres para o Estado de Alagoas. O serviço é gratuito e os alertas serão feitos por meio de mensagens de texto (SMS) enviado pelo número 40199.

De acordo com a Anatel, as mensagens alertam sobre a possibilidade de desastres naturais, além de orientações aos cidadãos que estejam em localidades de risco. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesa Civil Estadual, que é quem dispõe de informações e estudos meteorológicos, geológicos, sismológicos, dentre outros.

O gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Aquino, explica que o serviço foi lançado no ano passado, mas sua divulgação será intensificada por causa da situação no bairro do Pinheiro.

“O problema no bairro é preocupante e a população precisa de uma fonte de informação confiável. Por isso, decidimos reforçar a existência desse serviço em Alagoas, que é gratuito, funciona em qualquer aparelho e sem precisar de conexão com a internet”. Douglas Aquino, gerente da Anatel no Estado.

Em fevereiro de 2018, quando foi lançado o serviço de alerta de desastres via SMS no Nordeste, cerca de 14.500 pessoas se cadastraram em Alagoas. Agora, com a campanha, as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel devem enviar uma mensagem de texto pelo número 40199 para os celulares que não estão cadastrados no estado. Para aderir, basta responder à mensagem enviando o CEP da região de interesse.

Treinamento de evacuação

O simulado de desocupação do bairro do Pinheiro, marcado para o próximo sábado (16), deverá mobilizar cerca de 3 mil moradores da área.

A expectativa é do coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo, que ressalta a importância da participação da comunidade no treinamento para um eventual incidente na região, provocado pelo fenômeno geológico que tem causado tremores de terra e rachaduras em ruas e residências.

O plano de evacuação do bairro será tema de uma reunião que acontece nesta quarta-feira (13), na Igreja Batista do Pinheiro, onde o planejamento será apresentado para a comunidade.

O encontro acontece a partir das 20h. Na quinta-feira (14), os órgãos envolvidos no trabalho preventivo realizado no bairro vão se reunir com representantes do Ministério Público Estadual (MPE), no Hotel Jatiúca, para o workshop Situação Social, Geológica e Política: plano de ação para recuperação do bairro do Pinheiro.

“É importante que a população tome conhecimento de que, no dia 16, das 15h às 16h, nós teremos o maior treinamento de evacuação já realizado no Estado de Alagoas, envolvendo todos os órgãos estaduais, municipais e federais e, principalmente, a população do bairro do Pinheiro”. Tenente-coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual.

Os órgãos envolvidos no simulado são Defesa Civil Estadual e Municipal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Polícia militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sesau, Algás, Casal, Prefeitura de Maceió, SMTT, Anatel, Eletrobras, Cruz Vermelha e empresa Vida a Vida.

A concentração para o simulado acontece a partir das 14h. O exercício começa às 15h, com previsão de chegada das equipes nos pontos de encontro trinta minutos depois. Às 16h, será iniciado o trabalho de avaliação das atividades.