14 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Futebol de então: como na igreja, segue o roteiro falacioso de enganadores

Os verdadeiros heróis do futebol já se foram de ostracismo em overdose

Futebol de hoje é como igreja evangélica neopentecostal. Engana os tolos. Por trás de tudo está uma rede de oportunista que visa, tão somente, encher a própria bolsa e não apenas com a fé.

No futebol, sobretudo, há uma implacável legião de falaciosos e estrategistas do mercado financeiro que lavam dinheiro de toda ordem. Não há anjos, nem santos.

O futebol, como a religião em estágio desvirtuado, tornou-se um ópio para seguidores e torcedores.

A desclassificação da Seleção Brasileira para o Uruguai, na Copa América, nos  Estados Unidos, não é o fim do mundo. É apenas o cumprimento de um roteiro oposto ao jogo sincero, qualificado.

Hoje, tudo é motivado pela adrenalina de um conjunto de mercenários.

No cenário atual estão todos pensando apenas no estrelismo, graças a uma máfia que promove a cortina de fumaça dos bastidores, nada republicanos, longe dos microfones e câmeras de uma crônica esportiva, muitas vezes, omissa e conivente com as tramas e falcatruas do meio.

Culpar Dorival Júnior pela derrota da seleção na Copa América é valorizar a idiossincrasia intrínseca.

Não esqueça que a traquinagem do futebol brasileiro passa pela CBF e suas preferências. Basta dizer que em 2023, o superávit da Confederação Brasileira do Futebol foi superior a R$ 238 milhões…

Gostar do futebol arte, cadenciado ou eletrizante, impulsivo e ser vibrante a cada gol conquistado pelo time do coração faz bem à energia do ser. Mas, entregar-se ao engodo do futebol brasileiro de então é coisa de otário.

Tento não ser desde os 7 a 1 para Alemanha, aqui no Brasil, há 10 anos atrás. E não vejo jogo da canarinha, desde então. E sem chororô.

Até por que, alguns dos meus heróis do futebol já morreram de ostracismo, em overdose.

 

 

2 Comments

  • Avatar Paulo

    Infelizmente, o futebol brasileiro não se visa o jogar e sim os interesses de poucos.
    Nesse meio, o povo brasileiro tem mais uma derrota. Já que seu entretenimento não lhes entretém!

  • Avatar Claudio Luiz Beirão

    Sabe quando alguém escreve algo que você gostaria de escrever mais não tem a mesma competência? É isso que você escreveu e muito mais! Parabéns!

Comments are closed.