25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Gabinete da Causa Animal fará atendimentos com o Castramóvel nos bairros Riacho Doce e Pescaria

Castramóvel vai ofertar para a população consultas eletivas e castração, além de vacinação em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses

Gabinete da Causa Animal fará atendimentos com o Castramóvel nos bairros Riacho Doce e Pescaria na quarta-feira (16)
Castramóvel vai estacionar em Riacho Doce. Foto: Ascom GGI Causa Animal
O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) informa que na próxima quarta-feira (16), o Castramóvel estará em frente da Unidade de Saúde da Família Vanderli Maria de Andrade, em Riacho Doce, das 08h às 12h. Na ocasião, vão ser entregues 100 fichas para castração de cães e gatos para os moradores dos bairros Riacho Doce e Pescaria. Cada senha contempla um animal por família.

Após a distribuição das fichas, na quarta-feira (16), os animais passarão pela triagem com o médico veterinário, que fará avaliação clínica e a coleta para realização do hemograma. A triagem acontecerá da quarta-feira (16) até a sexta-feira (18), das 8h às 12h. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados se o animal está apto para a castração.

Reafirmando os compromissos do Gabinete em atuar nas frentes da saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais, a Coordenadora do GGI Causa Animal explica a importância da ação no Município.

“A castração tem uma importância extrema para o controle populacional dos animais. Evita as ninhadas indesejadas e o consequente abandono. Além de contribuir para interromper o ciclo de doenças zoonóticas. O Castramóvel oferece qualidade de vida para os animais de Maceió em vários aspectos”.

O Castramóvel integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos e visa o controle populacional destes animais. A unidade móvel passará por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

Para ter acesso

Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência dos bairros de Riacho Doce ou Pescaria, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do governo federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.

Confira o endereço

A Unidade de Saúde da Família  Vanderli Maria de Andrade fica na Rua Boa Vista, nº 20, Riacho Doce. No local, serão distribuídas 100 fichas, a partir das 8h, desta quarta-feira (16).

Cães e gatos do bairro de Ipioca foram castrados em mais essa iniciativa da Prefeitura de Maceió. Fotos: Ascom GGI Causa Animal

Ação em Ipioca

A equipe do Castramóvel concluiu nesta segunda-feira (14), os atendimentos no bairro de Ipioca. Foram realizadas 64 consultas eletivas. Após passarem pela avaliação da equipe de médicos veterinários e com os resultados dos exames, 31 animais que estavam aptos passaram pelo procedimento de castração.

No local também foram realizadas 210 aplicações de vacina antirrábica, em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A Médica Veterinária, Maria Clara Carlos, fez uma avaliação dos atendimentos de Ipioca. Ela destacou que muitos animais que passaram pela triagem estavam doentes, já que o bairro está localizado em uma zona endêmica para leishmaniose. Os tutores receberam orientações e receituário para realizar o tratamento nos pets.

“Ipioca é um bairro distante do centro de Maceió e é carente de assistência veterinária. Muitos tutores não sabiam nem da importância da vermifugação e da vacinação contra viroses e a raiva. Todos os animais atendidos passaram por uma anamnese minuciosa e os tutores foram orientados sobre a importância da vermifugação e controle parasitário, da vacinação dos animais, das principais zoonoses e do manejo alimentar adequado, de acordo com a idade e porte do animal”.