“Hoje eu ganhei o maior prêmio que foi esse documento que diz que a casa é minha”, disse, emocionada, a dona Virgínia Maria da Silva Santos, de 58 anos. Ela foi uma das 155 famílias beneficiadas no Residencial Eric Ferraz, em Marechal Deodoro, com a entrega do Moradia Legal, programa de regularização fundiária do Judiciário alagoano.
“Eu vivia de aluguel, trabalhava e o dinheiro que eu ganhava era muito pouco para não poder ter uma casa. Aí teve uma enchente e depois fui contemplada no ‘Minha Casa, Minha Vida’. Hoje eu posso dizer que a casa é minha, que eu ganhei com muita luta”, contou a moradora.
Dona Virgínia agradeceu todos os envolvidos com sua conquista da casa própria. Foto: Adeildo Lobo
Para o presidente do TJAL, Fernando Tourinho, a maior conquista do programa é ver a felicidade dos beneficiários quando recebem seus títulos de moradia.
“Essa ação é a maior prova de que o prefeito querendo, o cartório ajudando e o Judiciário sendo esse gestor, nós podemos ajudar muitas famílias, principalmente as menos favorecidas. É uma felicidade ímpar, olhar o semblante dessas pessoas, ver a felicidade em rosto delas, não tem dinheiro que pague”, comemorou o presidente.
Carlos Cavalcanti, coordenador do Moradia Legal, destacou que essa edição foi a que teve a maior adesão. Dos 102 municípios, 87 participaram do programa. “Esta edição já entregou mais de 5 mil títulos”, frisou.
O desembargador Domingos Neto, corregedor-geral da Justiça, e os juízes Bruno Acioli e Fabíola Feijão, que atuam na comarca, também participaram da solenidade de entrega de títulos.
O prefeito de Marechal, Cacau, parabenizou a sensibilidade do presidente Fernando Tourinho e todo o Judiciário alagoano com as ações sociais.
“Essa ação traz um grande ganho para a cidade de Marechal de Deodoro, traz dignidade às pessoas, eleva a autoestima, fortalece a cidadania. A gente viu aqui pessoas emocionadas, vimos pessoas com brilho nos olhos mostrando a importância desse ato. Esse programa é um grande sucesso”, falou o prefeito.
No ano passado, Marechal Deodoro realizou a 1ª etapa do projeto em agosto, com entrega de 136 títulos de propriedade. Nas gestões de 2015-2016 e 2019-2020 do TJAL, o programa beneficiou 73 famílias com títulos de propriedade registrados.