
Cheio de frases de efeito, o Secretário de Segurança, Alfredo Gaspar, virou a celebridade do governo Renan Filho. E pelo jeito o homem gosta do espetáculo.
– Se entrarem em confronto vão perder.
Foi a nova máxima de Gaspar, dita diante das câmeras de TV.
O recado está dado aos policiais. É como se fosse um código para bom entendedor. É óbvio que a segurança pública tem que agir e defender o cidadão, constantemente ameaçado nesta terra de indices de violência assustadores.
Gaspar incorpora a fama do mocinho dos velhos faroestes americanos, que pousavam para o duelo com os bandidos nas ruas empoeiradas de uma City qualquer. Só que a realidade aqui e agora não é cinema. O senso comum está pedindo ‘matem todos que não vão fazer falta’. Até aplaude quem chega na midia e diz ‘eu faço e aconteço’. É o estilo que leva aos costumes. Se autoridade segue nesse ritmo, o que será do amanhã?
O problema é que, para combater a bandidagem, atualmente é preciso muito mais que bravatas midiáticas. E os policiais civis e militares, mais do que ninguém sabem disso.
A policia tem seu pessoal de inteligência que age de forma discreta, como bem recomendam os manuais das operações policiais nessas horas. Portanto, sabe quem são os líderes da marginalidade e onde atuam. Pode prendê-los se quiser, sem alarde, nem boca dura.
Como o governador disse que ia dar nota para os secretários, talvez esteja anotando mais esse dez. Nota dez!