29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

General Braga Netto diz a empresários que sem auditoria nas urnas ‘não tem eleição’

A fala golpista do militar, candidato a vice de Bolsonaro, se deu na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro

General fala em golpe se não houver a auditoria nas urnas como quer Jair Bolsonaro

O general Braga Netto, ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro, disse a um grupo de empresários que “sem a auditoria nos votos defendida pelo Presidente não tem eleição no Brasil”.

A fala golpista do militar que é pré-candidato a vice na chapa de Bolsonaro foi feita na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, diante de 40 empresários, segundo noticiou a colunista Bela Mengale, em O Globo.

De acordo com a informação, a manifestação do general causou constrangimento na plateia  que foi selecionada a dedo pela Fierj, que havia convocado o encontro para a apresentação de pleitos do Rio ao “assessor especial da presidência da República”.

Longe da imprensa e frente a uma audiência em tese simpática, Braga Netto se soltou e repetiu a narrativa infundada de Bolsonaro sobre a segurança da urna eletrônica – ao contrário do que diz o presidente, os votos no Brasil são auditáveis.

Braga Netto recebeu de estrategistas de Bolsonaro a missão de ajudar na arrecadação de recursos para a campanha.  A previsão da cúpula é que ele viaje pelos Estados arrecadando recursos de doadores.

Exonerado

Netto já foi exonerado da assessoria da Presidência. Para ser candidato, ele precisa se desincompatibilizar de cargos públicos. A saída está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

Leia mais: Bolsonaro anuncia Braga Netto como vice sem aval do Centrão

Em seu lugar, assume um nome conhecido nos corredores no Palácio do Planalto: José Vicente Santini, que chegou a ser demitido por usar um avião da Força Aérea Brasileira para ir à Suíça e à Índia em 2020 quando era secretário-executivo da Casa Civil na gestão de Onyx Lorenzoni.