28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

General Mourão critica Bolsonaro pelos erros no combate a pandemia

Segundo ele, o Executivo deveria ter entendido que a pandemia iria prosseguir

Mourão, vice-presidente, reconhece erro e critica interrupção de auxílio emergencial

O general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, reconheceu nesta sexta-feira, 16, que o governo federal errou na pandemia. Mourão criticou a condução de Jair Bolsonaro na luta contra a Covid-19.

Em entrevista, ele afirmou que o Executivo deveria ter entendido que a pandemia iria prosseguir e que não poderia ter interrompido o auxílio emergencial.

“Tínhamos que ter tido uma comunicação mais eficiente de modo que a população entendesse a gravidade da doença. Ao mesmo tempo a curva da economia, as linhas de crédito abertas, o auxílio emergencial que foi pago, deveriam ter sido prolongados. Nós tínhamos que ter entendido que a pandemia ia prosseguir e não ia terminar em 31 de dezembro”, declarou em entrevista à Rádio Gaúcha.

O vice ainda disse que reconhece que houve mais erros na condução do combate à pandemia.

Auxílio emergencial

O auxílio emergencial foi criado em abril de 2020 pelo Congresso Nacional em um valor inicial de R$600. Após seis meses, o benefício caiu pela metade e acabou sendo interrompido no final de 2020. Após muita pressão, o auxílio foi retomado em 2021, mas com valores ainda mais baixos.