
Diante de um quadro com mais de 10 mil pessoas desabrigadas, o Ministro do Wellington Dias, propôs ao governo do Estado para decretar estado de emergência nas áreas inundadas pelas chuvas, no que foi prontamente atendido pelo governador Paulo Dantas.
Com os decretos de emergência os municípios atingidos terão mais rapidez e facilidades para receberem ajuda do governo federal.
O decreto publicado pelo governador atende 22 municípios, que sofrem com as fortes chuvas e transbordamento de rios e riachos. O anúncio foi feito neste sábado, 8 de julho.

Paulo Dantas destacou que ministros do governo Lula (PT) foram acionados e se colocaram à disposição para atuar de forma emergencial e auxiliar na reconstrução do que for necessário.
Os municípios abrangidos pelo decreto de emergência são Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Colônia de Leopoldina, Coqueiro Seco, Ibateguara, Flexeiras, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde e União dos Palmares