27 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo de Alagoas inaugura hoje o Hospital do Alto Sertão

Nova unidade está localizada em Delmiro Gouveia e vai assegurar atendimento humanizado e qualificado aos moradores da região

O governador Renan Filho inaugura hoje o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. Com isso, as famílias que antes tinham que viajar para Arapiraca, Santana do Ipanema ou mesmo Maceió, em busca de assistência médica especializada, vão ter agora a maior e mais bem equipada unidade hospitalar do Sertão.

O HRAS terá capacidade para realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico por mês e, com isso, reduzir o fluxo de sertanejos que buscam atendimento no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Inicialmente, a unidade irá contar com 60 leitos, sendo 50 Clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para atender pacientes acometidos pela Covid-19.

Desde o início das obras, há quase três anos, em 3 de julho de 2018, os mais de 160 mil moradores de Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Pariconha, estão na expectativa de que o HRAS irá melhorar a assistência na área da saúde, mas, também, impulsionar a economia regional.

Além de gerar empregos diretos, com a contratação da equipe multidisciplinar que irá atuar na assistência aos pacientes, a nova unidade irá gerar empregos indiretos, nas áreas alimentícia, hoteleira e de transportes.

Com o fim da pandemia da Covid-19 e quando estiver em pleno funcionamento, o Hospital Regional do Alto Sertão será porta aberta e terá 153 leitos para atender os usuários.

Os sertanejos terão à disposição serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem, com uma estimativa de que sejam realizados, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar. Para isso, serão disponibilizados exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e raios-x.

“De início, o Hospital Regional do Alto Sertão terá, em funcionamento, 10 leitos de UTI e 50 leitos clínicos exclusivos para atender pacientes com Covid-19. O novo equipamento de saúde irá contar, também, com aparelhos de tomografia, ultrassom e raios-x. A saúde alagoana tem avançado e nós temos pressa em salvar vidas”. Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde.

O HRAS é quinto hospital entregue pelo Governo do Estado nos últimos dois anos. Além do Hospital da Mulher e Metropolitano, em Maceió; já estão em funcionamento o Regional do Norte, em Porto Calvo; e Regional da Mata, em União dos Palmares. Outros dois hospitais estão sendo edificados na capital: o da Criança e o do Coração.