27 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo de Alagoas inaugura UPA de Jaraguá na segunda-feira

Unidade de saúde custou aos cofres do Estado R4 6 milhões

Por Suely Melo

Upa de Jaraguá fica localizada ao lado da sede da Polícia Federal

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregam para a população, nesta segunda-feira (8), às 10h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jaraguá, em Maceió.

O novo equipamento de saúde, que fica localizado ao lado da Superintendência Regional da Polícia Federal de Alagoas, tem capacidade para atender 350 pacientes diariamente, totalizando 10.500 atendimentos mensais. Esta é a 6ª UPA entregue pelo Governo do Estado em Maceió nos últimos anos.

A unidade de saúde, construída com recursos da ordem de R$ 6,2 milhões, foi totalmente custeada com recursos próprios do Governo do Estado e será gerida, exclusivamente, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A UPA é do tipo III e será referência para os moradores do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá, onde está localizada.

A UPA Jaraguá será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, contando com leitos de observação e de urgência. A unidade vai atender por meio de classificação de risco e vai contar com salas de nebulização e de gesso, consultórios, laboratório, além de disponibilizar exames de raios-X, eletrocardiograma e tomografia computadorizada.

A nova unidade de saúde irá funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A UPA será especializada em resolver parte das urgências e emergências, como casos de hipertensão, febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.

Seis unidades em sete anos – Esta é a sexta Unidade de Pronto Atendimento que será entregue pelo Governo do Estado. Estão em pleno funcionamento as UPAs dos bairros Benedito Bentes, Trapiche da Barra, Tabuleiro do Martins, Jacintinho e Cidade Universitária. Além dessas, estão em construção as unidades de Arapiraca e Chã da Jaqueira.

“Temos trabalhado duro para levar portas de urgências para mais perto da população e desafogar o Hospital Geral do Estado. Quero que as pessoas tenham acesso à saúde próximo das suas residências e que não tenham que se deslocar para longe, no momento em que precisarem de um primeiro atendimento”, salientou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.