Em um ato de reconhecimento e valorização, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), premia nesta terça-feira (19) os Conselhos Tutelares que se destacaram no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A solenidade será realizada às 9h, no Auditório Oscar Sátyro do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
O Prêmio Estadual Professor José Edmilson de Souza 2024 reconhece as práticas exitosas e ações inovadoras dos Conselhos Tutelares de Alagoas em prol da garantia, defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. A premiação, que tem como tema central o enfrentamento da violência sexual, contemplará nove Conselhos Tutelares, um por região de planejamento do estado, além de um homenageado especial.
A Comissão Julgadora do Prêmio coordenada pela Secdef, contou com a participação de representantes do Gabinete Civil, do Conselho Estadual dos Direitos da Crianças e do Adolescente de Alagoas (Cedca/AL) e do Fórum Associado de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares de Alagoas (FEACECT/AL). Os agraciados foram selecionados a partir de critérios estabelecidos pelo edital que se encontra disponível no site da Secdef.
Para a seleção dos agraciados foram levados em consideração critérios como articulação em rede, utilização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, protagonismo infantojuvenil, e a efetividade das ações na prevenção e combate à violência sexual.
“Ao destacar a dedicação e o empenho dos Conselhos Tutelares, a Secdef visa não apenas prestar uma homenagem, mas também estimular a excelência no atendimento às crianças e adolescentes alagoanos”, explica a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, que complementa dizendo que o reconhecimento público dessas ações é fundamental para fortalecer a rede de proteção.
“Com a entrega desse prêmio inspiramos outros profissionais a desenvolverem iniciativas ainda mais impactantes na garantia dos direitos da infância e da juventude. A valorização dessas boas práticas contribui para o aprimoramento contínuo dos serviços ofertados pelos Conselhos Tutelares e para a construção de um ambiente mais seguro e protetor para nossas crianças e adolescentes”, finalizou a gestora.
José Edmilson de Souza
Nascido em 1956 no município de Rio Largo, em Alagoas, José Edmilson de Souza era casado e pai de três filhos. Formado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Direito pelo Cesmac, lecionou por 37 anos em escolas da cidade de Rio Largo. José Edmilson foi um grande defensor dos direitos de crianças e adolescentes do estado.
Militante na área da infância e da juventude, o professor José Edmilson foi um dos primeiros conselheiros tutelares do estado, além de ser o responsável por fundar e presidir o Fórum das ONGs de Rio Largo. Ele também foi conselheiro municipal de Assistência Social e de Educação, e secretário municipal de Cultura e Desporto de Rio Largo.
O professor José Edmilson recebeu Diploma de Honra ao Mérito pela luta dos direitos da criança e do adolescente em mais de 30 municípios alagoanos. Foi cidadão honorário de cinco municípios e benemérito de Rio Largo, tornando-se uma referência na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes e de diversas causas sociais do estado.