A Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), estará realizando nos dias 1º e 2 de abril, no Parque da Pecuária, a Feira do Peixe Vivo. A iniciativa visa assegurar o acesso da população de baixa renda ao pescado que terá preços muito mais em conta que nos centros tradicionais desse comércio. A feira antecede à Semana Santa.
A expectativa é de que sejam comercializadas três toneladas do produto nos dois dias da feira, que funcionará das 7h às 13h. “Nossa intenção é promover e valorizar os pescadores e os aquicultores familiares, incentivando o consumo e implementando boas práticas de produção e processamento”, informou o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, reiterando que a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 12kg de pescado por pessoa/ano.
De acordo com o superintendente de Aquicultura da Secretaria e organizador da feira, Manoel Sampaio, o consumidor poderá escolher o peixe ainda vivo, tratado na hora, dentro dos padrões de higiene determinados pelos órgãos de fiscalização e segurança alimentar”, explicou Sampaio.
Ainda segundo o organizador, a população vai poder comprar o peixe fresco diretamente com o criador e por um preço mais acessível. “Em Alagoas a comercialização do pescado ocorre principalmente em feiras livres e balanças. O mercado da produção é o principal ponto de venda”, complementou Manoel Sampaio.