29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Governo inicia levantamento arquitetônico em duas grotas de Maceió

Ação faz parte do projeto Vida Nova nas Grotas e realiza reformas estruturais nas casas contempladas

A iniciativa faz parte do projeto Vida Nova nas Grotas e realiza reformas estruturais nas casas contempladas. Foto: Ascom Setrand

As melhorias habitacionais seguem avançando nas grotas de Maceió. Nesta semana foi a vez das comunidades Freira, no Jacintinho, e Iraci, no Benedito Bentes, iniciarem o levantamento arquitetônico que irá atender as residências contempladas com reformas.

Na última terça-feira (28), arquitetos e engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) visitaram a Grota da Freira para realizar o levantamento das 14 casas que irão receber as reformas.

Na manhã desta quinta-feira (30), as equipes estiveram novamente juntas para iniciar o levantamento das 45 residências contempladas pelo programa na Grota do Iraci.

Em ambas os locais, a equipe de arquitetos credenciados pelo CAU é a responsável por todo o levantamento, assim como aconteceu nas grotas da Bananeira e do Ouro Preto. Essa parceria foi iniciada em 2018 para reforçar a equipe técnica da Secretaria, permitindo mais agilidade no levantamento das Grotas e aperfeiçoando a metodologia utilizada.

O Programa

O Vida Nova nas Grotas é um programa do Governo do Estado de Alagoas em parceria com a Organização das Nações Unidas para assentamentos urbanos (ONU-Habitat). A Seinfra participa do projeto implementando ações de melhorias em habitações de situação precária nas grotas de Maceió.

As melhorias já contaram com R$ 10 milhões em investimento e a previsão é atender mais de 1.500 famílias em 13 grotas da capital.

Nas grotas da Macaxeira, Piabas e Aterro, cerca de 120 casas reformadas já foram entregues e há mais de 200 residências em processo de reforma.