Governo vai definir esta semana com ministros o corte de gastos no orçamento do País

Mercado financeiro pressiona para uma decisão rápida
O presidente Lula, ao lado de seus ministros Haddad, da Economia, e Tebet, do Planejamento

No decorrer desta semana, a Junta de Execução Orçamentária (JEO), colegiado de ministros responsável pelas decisões de política fiscal e orçamentárias do País, estará reunida para tratar do corte de gastos do governo federal

Em princípio, vários temas orçamentários estão na pauta, mas a expectativa na equipe econômica é que o foro da JEO permita avançar na definição das medidas do pacote de corte de gastos, após a reunião desta terça-feira (29) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com integrantes da área econômica.

A Casa Civil chegou a pré-marcar a reunião para a tarde desta quarta-feira (30), mas ainda não havia confirmação oficial até a noite desta terça.

A piora do mercado financeiro em reação à demora do anúncio das medidas aumentou o senso de urgência, segundo integrantes da área econômica.

Essa leitura está sendo apresentada ao presidente em reunião no Palácio da Alvorada para discutir medidas mais estruturantes de revisão de gastos.

A avaliação entre técnicos é de que ainda é preciso uma rodada de sensibilização do presidente Lula, quanto à velocidade necessária para a adoção das medidas necessárias à sobrevivência do arcabouço fiscal.

A expectativa na área econômica é que ainda nesta semana o presidente libere os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) a seguirem adiante com o pacote de corte de gastos a ser apresentado ao Congresso Nacional.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS