Criminosos suspeitos de praticar golpes bancários contra correntistas de cinco estados nordestinos foram presos na segunda-feira. Eles agiam em Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Segundo a Polícia Civil de Alagoas, ao todo, três pessoas foram presas em cumprimento de mandados judiciais, enquanto outras duas foram presas em flagrante.
Trata-se de uma organização criminosa que opera dentro de agências bancárias, visando principalmente idosos e pessoas com pouca instrução sobre o uso de caixas eletrônicos.
Os criminosos se oferecem para ajudar as vítimas durante suas operações nos terminais de autoatendimento, distraindo-as no momento de retirar o dinheiro da máquina. Em seguida, eles informam que o valor não foi dispensado corretamente ou que houve um erro na transação.
A quadrilha utilizava adesivos com números falsos de centrais de atendimento dos bancos, orientando as vítimas a entrar em contato em caso de dificuldade.
Em alguns casos, os criminosos ficavam com os cartões das vítimas e os utilizavam em maquininhas pertencentes à própria organização criminosa. Quando alcançavam o limite, cortavam os cartões e os descartavam.
Durante a prisão, foram apreendidos 46 cartões de crédito pertencentes a diferentes pessoas, além de celulares, tesouras, estiletes, cola, adesivos falsos e máquinas de cartão de crédito. A operação contou com o apoio da Polícia Militar da Paraíba.