17 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Grupos culturais nascidos em Bebedouro recebem apoio para manter vivas suas tradições

Coletivos de coco de roda e quadrilha junina fazem apresentações durante todo o mês junho; Um dos grupos vai representarMaceió no Qatar

A pisada ritmada, a cadência e o colorido de cinco grupos tradicionais nascidos no bairro do Bebedouro estão somando brilho e alegria aos festejos juninos de 2024. São quatro cocos de roda e uma quadrilha junina que, juntos, têm uma agenda com cerca de 30 apresentações no mês de junho. Esses coletivos estão inseridos no Programa de Apoio aos Grupos Culturais, no âmbito do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS), e recebem recursos para a manutenção das suas atividades.

O apoio acontece desde dezembro de 2023 para coletivos culturais que atuavam nas áreas desocupadas – os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol – e estão relacionados às tradições do patrimônio cultural imaterial da região. Atualmente estão inseridos no programa os cocos de roda Reviver, Los Coquitos, Estrela de Alagoas e Pisa na Fulô, além da Junina Pé de Serra. Uma busca ativa está em andamento para ampliar o número de grupos apoiados.

O coordenador do Coco de Roda Reviver, Roberto Calheiros, avalia que o programa foi importante para o recomeço do grupo após a saída do bairro de Bebedouro. “A ajuda garantiu que a gente tivesse estrutura para sobreviver, não estaríamos nos apresentando hoje sem esse apoio. Agora sei que independentemente de onde estivermos, vamos manter viva a cultura de Bebedouro”, afirma.
Além da agenda de apresentações em Alagoas, o Coco de Roda Reviver foi selecionado para representar a cultura de Maceió no Qatar. O grupo vai viajar em agosto desse ano.

A Junina Pé de Serra está percorrendo arenas em Maceió e no interior levando estampada nos figurinos e cenário a história e as tradições culturais de Bebedouro. “Cada pedaço das nossas vestimentas trazem o colorido dos folguedos e o dourado que representa as riquezas do bairro histórico”, explica o figurinista Kaiky Tenório. A Pé de Serra faz 14 apresentações apenas nesse mês de junho, uma delas na cidade de Caruaru, em Pernambuco, um dos principais palcos das festas juninas no Nordeste.

Patrimônio e cultura

Os coletivos contemplados pelo Programa de Apoio aos Grupos Culturais recebem bens e serviços, permitindo a contratação de coreógrafos, figurinistas e músicos, aquisição de figurinos para as apresentações e instrumentos musicais e equipamentos de som. O programa também colabora com o resgate das festividades em bairros do entorno da área desocupada. Oficinas foram realizadas com as comunidades para definição do calendário de festividades para 2024.

Ainda na área da cultura, outras ações estão em curso. Dentre elas, o Inventário de Patrimônio Cultural Imaterial dos bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Farol está sendo conduzido por especialistas da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes/UFAL). Eles estão identificando atores culturais e a relação das manifestações tradicionais com as áreas desocupadas. Também estão previstos editais de fomento para apoio à cultura, a implantação de espaço de cultura e identidade, e a produção de acervo cultural.

As iniciativas são previstas no Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS) e estão entre as medidas definidas a partir do Acordo Socioambiental, assinado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. O objetivo é reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação.

Compromissos com Maceió

Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas e outras ações e programas desenvolvidos desde 2019, a empresa organizou seus 10 compromissos, nas frentes social, urbanística e ambiental. As ações sociourbanísticas integram os compromissos número 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da Braskem com Maceió. O detalhamento das ações está disponível na plataforma de Compromissos com Maceió: www.braskem.com/compromissosmaceio.

Confira a agenda de apresentações até 30 de junho

Dia 21
Junina Pé de Serra, Hotel All Inclusive e Hotel Ipioca Beach
Coco de Roda Los Coquitos, 19h, Colégio São Luiz
Dia 22
Coco de Roda Los Coquitos, 19h, São João do PH
Coco de Roda Los Coquitos, Comunidade
Junina Pé de Serra, Concurso Barra de Santo Antônio
Dia 23
Junina Pé de Serra, Sesc Poço
Coco de Roda Reviver, 20h, Paraíso do Horto – Jaqueira
Coco de Roda Los Coquitos, 19h, São João do PH
Dia 24
Coco de Roda Reviver, 20h, Casa da Mulher – Jatiúca
Junina Pé de Serra, Etapa LIQAL Jacintinho e Apresentação Poço
Dia 27
Junina Pé de Serra, Final Concurso Barra de Santo Antônio
Dia 28
Junina Pé de Serra, Hotel Ipioca Beach
Dia 29
Junina Pé de Serra, Parque da Mulher
Junina Pé de Serra, Flexal e Igreja Menino Jesus de Praga
Dia 30
Junina Pé de Serra, Final Alagoano