29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Economia

Guedes chama acusação sobre offshore de ‘narrativa política e covardia’

Parlamentares citam a possibilidade de um conflito de interesses na manutenção dessas operações

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje que há “narrativa política, covardia e desrespeito aos fatos” em acusações de que ele especulou com o valor do dólar para aumentar seu patrimônio nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal.

Guedes voltou a dizer que a offshore é “absolutamente legal” e negou que tenha entrado no governo para ter acesso a informações privilegiadas. O ministro participa de uma audiência na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre movimentações financeiras no exterior.

“Há narrativa política, covardia e desrespeito aos fatos. A pergunta é: existe conflito de interesse? Não. Quando se fala em offshore, as pessoas imaginam uma organização com uma porção de gente. Não é nada disso. É uma conta que, por razões sucessórias, tem um representante familiar”. Paulo Guedes.

Guedes reforçou que a offshore é “100% legal” e que seus recursos são declarados à Receita Federal anualmente.O ministro também disse que não usa o cargo para promover os próprios interesses.

Leia mais: Dólar dispara (e Guedes fica mais rico) com ministro da Economia falando em furar teto de gastos

A existência de uma offshore não configura necessariamente um crime. Mas parlamentares citam a possibilidade de um conflito de interesses na manutenção dessas operações, já que Guedes ocupa o cargo responsável por gerir as políticas econômica e cambial do país.

Nos bastidores, o governo tentou articular para que o assunto fosse esquecido pelos parlamentares, mas o ministro acabou sendo convocado novamente. O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) chegou a dizer que Guedes poderia responder por crime de responsabilidade se faltasse mais uma vez à audiência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.