6 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Habla Maceió ganha versão digital

Objetivo é capacitar e certificar profissionais da linha de frente do segmento

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), lançou nesta segunda-feira (28) uma nova etapa do projeto Habla Maceió, uma versão totalmente online do curso de espanhol básico voltado ao turismo.

Com o objetivo de capacitar e certificar profissionais da linha de frente do segmento, o Habla Maceió oferece um curso para qualificar o atendimento turístico na capital.

O projeto desenvolvido pela Semtel, em parceria com o Centro de Cultura Bilbao, contou com o lançamento em formato online por meio de um encontro virtual que marcou a apresentação das novas funcionalidades da plataforma desenvolvida para receber o curso.

Através da disponibilização do conteúdo online, a plataforma permite o acesso de qualquer pessoa interessada e conta com módulos de estudos, ferramentas de avaliação, uma série de vídeo-aulas com conteúdo exclusivo e interativo e uma metodologia inovadora e específica desenvolvida pela instituição parceira.

Encontro virtual marcou o lançamento da nova fase do projeto

De acordo com o gestor da Semtel, Jair Galvão, disponibilizar o curso em um ambiente online permite uma maior facilidade de acesso aos interessados e ajuda a expandir o alcance de um projeto fundamental para o destino, já que o espanhol é a língua falada pela maior parte dos estrangeiros que desembarcam em Maceió.

“O nosso principal mercado emissor internacional são os países de língua hispânica, então nada mais estratégico do que adaptar nossas capacitações para um idioma tão presente no nosso destino. Com o Habla Maceió online e acessível a qualquer pessoa de forma gratuita, é possível estimular ainda mais o aprendizado e ampliar o vocabulário dos profissionais de turismo relacionado ao serviço que eles prestam”. Jair Galvão.

A coordenadora do curso e representante do Centro de Cultura Bilbao, Tácia Albuquerque, vê nessa nova etapa mais uma oportunidade de consolidar a qualificação dos serviços voltados ao turismo em Maceió.

“Nosso curso visa trazer algo que contemple diferentes públicos com uma estrutura básica de língua espanhola e focados em conversação, com a finalidade de realizar um bom atendimento. Com esse formato online pretendemos atingir ainda mais pessoas com um conteúdo prático e voltado para toda a área de turismo. Estamos muito felizes com essa plataforma e queremos que o nosso turismo seja referência nesse sentido”. Tácia Albuquerque.

Já para o representante da Luck Receptivo, Alejandro Velasquez, que participou do lançamento, o projeto desempenha um papel fundamental na expansão do alcance do destino frente aos mercados de países que têm o espanhol como idioma oficial.

“Uma excelente ferramenta e com um método simples e que com certeza vai alavancar a necessidade que hoje nós precisamos atender. Uma oportunidade de preparar todas as pessoas envolvidas no segmento turístico, esse curso vai ajudar bastante aos prestadores de uma série de serviços. Reforçar um idioma tão importante para o nosso destino é fundamental para ampliar a comunicação na nossa atividade”. Alejandro Velasquez.

O encontro virtual contou com a presença de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (Abih-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (SINGTUR–AL) e Luck Receptivo.

Para acessar a plataforma online e o conteúdo do curso, clique no LINK.