4 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Política

Haddad declara apoio oficial de Lula à reeleição de Renan Filho em Alagoas

Presidenciável do PT parabeniza o governador pela melhoria na qualidade da Educação apontada na semana passada pelo Governo Federal

A reeleição do governador Renan Filho (MDB) recebeu neste domingo (2) o apoio oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mensagem de apoio foi transmitida pelo ex-ministro da Educação e possível substituto de Lula na disputa presidencial, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida, acompanhado do governador Renan Filho (MDB), do senador Renan Calheiros (MDB) e do deputado federal Paulão (PT).

Para Haddad, que pode liderar a chapa do PT após o TSE barrar o nome de Lula nestas eleições, o primeiro mandato de Renan Filho em Alagoas tornou-se um exemplo das boas práticas desenvolvidas no Nordeste brasileiro e que estão sendo usadas nos planos de governo elaborados pelos candidatos à Presidência da República neste ano.

“Tenho acompanhado seu trabalho como governador e estamos juntos pela sua reeleição. O presidente Lula me pediu que manifestasse publicamente o seu apoio à recondução de Renan Filho ao Governo de Alagoas. Lula vê no Renan Filho uma liderança que representa essa safra boa de governadores do Nordeste, que há algum tempo vem mudando a região”, afirmou o presidenciável.

O governador Renan Filho reafirmou sua confiança na candidatura petista à Presidência da República e lembrou dos avanços registrados pelo Governo Federal na Educação em Alagoas, como apontou o resultado do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb/Prova Brasil), divulgado na semana passada.”Alagoas só cresceu mais que o resto do Brasil quando o presidente Lula foi presidente da República e a gente acredita que isso é importante para equilibrar o país, para nos desenvolver regionalmente”, lembrou o governador.

“Uma coisa me deixou muito feliz recentemente foram os dados da Educação no Brasil e Alagoas, que sempre foi o patinho feio da Educação, sempre esteve nas últimas posições, foi o Estado que mais avançou segundo o Saeb. Sendo o Haddad ex-ministro da Educação e um dos maiores conhecedores nesse campo, que é um dos maiores desafios do Brasil, aqui em Alagoas queremos contar com ele para dar à nossa Educação o tamanho que ela precisa ter”, afirmou Renan Filho.

“Nós fizemos um investimento muito grande aqui, em Educação, durante o Governo Lula. Nós ampliamos muito a participação da rede federal em Alagoas. O maior número de vagas abertas por habitante foi aqui, tanto do Instituto Federal de Alagoas, quanto da Universidade Federal. E um talento como Renan Filho soube aproveitar, soube fazer disso um trampolim para melhorar a educação básica, formar melhor os professores, tudo que a gente sabe que a educação precisa”, lembrou Haddad.