Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça

As ações itinerantes irão ocorrer simultaneamente nos dois municípios, no horário das 8h às 16h
Mulheres devem obedecer um período mínimo de três meses entre as doações. Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz, simultaneamente, nesta terça-feira (18), das 8h às 16h, duas coletas itinerantes de sangue. As ações ocorrem em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, e em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM), no bairro Alameda.

Por meio das duas ações externas, o hemocentro pretende manter estabilizado o estoque de sangue para atender à demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do Estado. Isso porque o Hemoal Maceió fornece sangue para os moradores de 56 municípios dos litorais Norte e Sul, região metropolitana da capital, Zona da Mata e Vale do Paraíba; enquanto que o Hemoal Arapiraca fornece para a população de 46 cidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Os interessados em se candidatar à doação voluntária devem atender aos pré-requisitos estabelecidos em portaria emitida pelo Ministério da Saúde (MS): ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, e estar em boas condições de saúde.

Voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. No caso dos candidatos à doação de sangue que irão repetir o procedimento, há um período de carência a ser respeitado entre as doações: de três meses para mulheres e de dois meses para homens.

Pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impedidos de doar sangue por um ano. E os menores de 18 anos devem comparecer ao posto de coleta com um responsável legal, munido do respectivo documento.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS