26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hemoal faz hoje coleta de sangue em Arapiraca

Coleta será feita no Supermercado Azul Atacarejo, situado na Avenida Governador Lamenha Filho, no bairro Jardim Tropical

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, hoje (1º), coleta de sangue no Supermercado Azul Atacarejo, situado na Avenida Governador Lamenha Filho, no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca. A ação vai acontecer das 7h às 16h, como medida preventiva para formar um estoque estratégico que atenda a demanda transfusinal.

Para doar sangue, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, o voluntário deve estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto.

Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Novo Coronavírus

Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.

No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, no caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente.

Já para os voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias contados após a recuperação. Os voluntários que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.