14 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hemoal promove duas coletas externas de sangue no interior do Estado nesta quinta

O objetivo das ações simultâneas é facilitar o acesso da população ao gesto voluntário e estabilizar o estoque

Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde. Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas coletas itinerantes de sangue no interior do Estado nesta quinta-feira (19). O objetivo é facilitar o acesso da população à doação voluntária e manter estabilizado o estoque de sangue do órgão.

Em Arapiraca, a coleta externa vai ocorrer no Hospital Chama, no km 4 da Rodovia AL-220, no horário das 8h às 16h. Já em Coruripe, a ação itinerante será realizada na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), no bairro Centro, das 9h às 16h.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. O principal deles é estar bem de saúde, além de ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.

No ato da doação é obrigatório portar um documento de identificação com foto. O voluntário também deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não ter ingerido bebidas alcoólicas. Já aqueles que são acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, não podem realizar a doação de sangue.

Caso seja menor de idade, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis, também com os respectivos documentos de identificação. O candidato à doação de sangue que fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou piercing, só pode doar um ano após o procedimento.