O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (18), das 8h às 12h, cadastro itinerante para doação de medula óssea. A ação vai ocorrer na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), situada no bairro Trapiche, em Maceio.
Através da iniciativa, o Hemoal espera aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome). Atualmente Alagoas possui mais de 64 mil voluntários cadastrados, mas, para encontrar doadores compatíveis com pacientes que precisam do transplante, é necessário ampliar este número.
Isso ocorre porque apenas um em cada 100 mil cadastrados será compatível com um paciente, realidade que se deve à miscigenação brasileira, o que torna mais difícil encontrar um voluntário compatível.
Como se cadastrar
Para se cadastrar como doador de medula óssea, o voluntário deve ter entre 18 e 35 anos de idade e portar documento como CPF ou RG, além de um comprovante de residência. Através do preenchimento de um formulário e da doação de 5 ml de sangue, para ser submetido a um exame laboratorial, o cadastro é efetivado.