10 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hemoal realiza coleta externa de sangue em São Luís do Quitunde

Ação será promovida em parceria com o Grupo de Ciclistas Poca Correntes

Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário esteja bem de saúde. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A equipe itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza uma nova coleta externa de sangue neste sábado (03), no município de São Luís do Quitunde. A ação, que será promovida em parceria com o Grupo de Ciclistas Poca Correntes, ocorrerá das 9h às 16h, na Escola Municipal Demócrito Sarmento, situada no bairro Centro.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário estar bem de saúde, além de ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos, conforme os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.

Os voluntários não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. Além disso, não podem ter consumido alimentos gordurosos e devem ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Quanto aos doadores que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.

Ainda conforme o MS, os voluntários também não podem ter contraído a Doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite, após os 11 anos. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de 90 dias, e os homens, de 60 dias.

Caso esteja com sintomas de gripe ou resfriado, o voluntário não deve se candidatar à doação. O recomendado é que a coleta de sangue seja feita antes de a pessoa se vacinar contra a Covid-19 ou a Influenza, mas, caso já tenha se imunizado, é necessário respeitar um intervalo.

No caso da vacina contra a Influenza, o impedimento temporário é de dois dias, assim como deve ocorrer no caso da vacina CoronaVac, destinada à Covid-19. Já se os imunizantes contra o novo coronavírus forem da AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias.