10 de dezembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Educação

Hoje é dia de Enem para os estudantes brasileiros que querem chegar à universidade

Confira o horário e as recomendações do Inep para chegar tranquilo no local do exame

Começa neste domingo (3/11) com as provas de linguagens, ciências humanas e a redação do Enem 2024. O Enem é o exame que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Além disso, também é a principal forma de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Tanto as instituições de ensino públicas quanto privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também usa o Enem como critério para fornecer o financiamento do estudante em universidades particulares.

As provas

Neste primeiro dia, o Enem será realizado com as provas de linguagens, ciências humanas e a redação. O segundo está marcado para o dia 10 de novembro e os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como a de matemática e suas tecnologias. Cada prova terá 45 questões.

Nos dois dias de exame, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília (DF). A prova começa às 13h30. No primeiro dia, o exame terá duração de cinco horas e meia, com encerramento previsto para às 19h.

Recomendações

O Inep recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição impresso nos dois dias do exame, apesar de não ser obrigatório.

Neste sábado (2), especialistas aconselham planejar o deslocamento e, caso não conheça a instituição de ensino onde fará a prova, indicada no cartão de confirmação, o candidato deve percorrer o trajeto para evitar erros de endereço e, ainda, calcular o tempo necessário para chegar à localidade, com prazo suficiente para ocorrência de possíveis imprevistos.

Se for usar o transporte público, o participante deve verificar as linhas que passam próximas ao lugar e se haverá alguma modificação promovida pelo governo local, como linhas especiais, horário estendido ou passe livre, como solicitado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).