O Hospital do Coração, Adib Jatene, a ser inaugurado às 14h desta sexta-feira, 02, pelo governo do Estado representa um marco especializado na saúde pública em Alagoas.
E a razão é própria: Alagoas passa a ser o terceiro Estado da Federação a ter um hospital público exclusivamente para os pacientes cardíacos.
Trata-se de uma conquista valiosa para quem não tem acesso a plano de saúde. Exatamente no momento em que correntes do mercado falam em privatizar tudo; outros tantos negam o o Sistema Único de Saúde e até reduzem verbas e estimulam o desmonte do SUS.
Não há como não valorizar esse marco para quem mais precisa de tratamento que são os pacientes do SUS.
Ou seja, com o Hospital do Coração, Adib Jatene, Alagoas entra no rol dos Estados que fazem a diferença no aspecto da estruturação do serviço cardiológico e do respeito aos pacientes.
Notícia boa é fundamental
O hospital com 4 pavimentos terá serviços ambulatoriais e hospitalares especializados em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos
Com um moderno projeto arquitetônico que se interliga ao Hospital Metropolitano, o Hospital do Coração de Alagoas Dr. Adib Jatene funcionará em quatro pavimentos e contará com 52 leitos, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.
Na ocasião, também será inaugurada a nova sede da Unidade Maceió do Hemoal. As duas unidades vão funcionar ao lado do Hospital Metropolitano, no bairro Cidade Universitária, na parte alta da capital.
O centro cirúrgico contará com três salas cirúrgicas, sendo duas integradas (porta com porta) para otimização e melhores resultados dos transplantes; uma sala cirúrgica integrada com uma sala híbrida para realização de procedimentos invasivos percutâneos associados a procedimentos cirúrgicos abertos e cirurgias minimamente invasivas, sendo a primeira de Alagoas e uma das poucas no Brasil; e uma sala de hemodinâmica para os procedimentos de cateterismo, angioplastias, implante de marcapasso e estudo eletrofisiológico.
Esse parque tecnológico, somado a diferenciada oferta diferenciada de serviços e procedimentos coloca Alagoas no padrão assistencial dos melhores hospitais do Brasil especializados em cardiologia, cardiologia intervencionista e cirurgia cardiovascular.
Hemoal Maceió
Já o novo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que também será inaugurado nesta sexta-feira, funcionará em prédio anexo ao Hospital Metropolitano e vai contar com um posto de coleta de sangue e cadastro de medula óssea, além de concentrar os Núcleos Administrativo e Laboratorial e um moderno Serviço Assistencial de Hematologia.
A unidade também irá assegurar um atendimento ágil e qualificado aos doadores e pacientes hematológicos, uma vez que é dotado de estrutura ampla e moderna, que atende às normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ampliação da Assistência
A nova sede do Hemoal Maceió irá garantir ampliação da assistência hemoterápica e hematológica. Isso porque, será possível atender um número maior de candidatos à doação, simultaneamente, além de facilitar o acesso à doação de sangue para quem reside na parte alta da capital alagoana.