26 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Economia

IBGE: Varejo vem se recuperando, mas apresenta queda de 7,2% neste ano em AL

Vendas do comércio varejista no entanto cresceram 8,4% de julho para agosto, mostrando recuperação da economia

Em Alagoas, as vendas do comércio varejista cresceram 8,4% de julho para agosto, mostrando uma recuperação após o relaxamento das medidas contra o avanço do coronavírus. Segundo o IBGE, foi a quarta alta mensal seguida.

Na comparação com agosto de 2019, o comércio cresceu 5%, o primeiro resultado positivo desde fevereiro. Mas o resultado anual não é bom: no acumulado do ano, a variação foi negativa, -7,2%.

A situação é a mesma em todo o Brasil, que neste mês teve alta de 3,4% na passagem de julho para agosto, atingindo o maior patamar da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Já mo acumulado do ano, no entanto, teve queda de 0,9%.

Brasil

Na passagem de julho para agosto, cinco das oito atividades do comércio varejista tiveram alta: tecidos, vestuário e calçados (30,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%).

Ao mesmo tempo, houve perdas nos segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (-1,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-24,7%).

O varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e veículos/peças teve crescimento de 4,6% na comparação com julho deste ano, com altas nos materiais de construção (3,6%) e nos veículos, motos e peças (8,8%).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.