A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Delegacia de Homicídios da 5ª Região, sob o comando do delegado João Paulo, instaurou um inquérito policial para apurar a morte do adolescente Gabriel Lincoln Pereira da Silva, de 16 anos, durante uma intervenção policial.
Com o objetivo de elucidar o caso, diligências já estão em andamento para esclarecer toda a dinâmica do ocorrido e as circunstâncias envolvidas.
A Polícia Civil conta com o apoio da população e solicita que qualquer informação relevante seja compartilhada para colaborar com a elucidação do caso.
Gabriel
Gabriel morreu neste sábado durante uma abordagem policial em Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas.
Por nota, a Polícia Militar (PM) informou o adolescente teria atirado nos policiais durante perseguição. A família nega que isso tenha acontecido.
Rondas eram realizadas na cidade quando um motociclista avançou um sinal vermelho, realizando o que seriam manobras perigosas na Avenida Bráulio Monte Negro, localizada no bairro Vila Maria.
Policiais da guarnição do 10º Batalhão teriam dado três ordens de parada, todas desobedecidas. A PM explicou também que ao se aproximarem, Gabriel teria sacado um revólver e atirado uma vez contra os policiais, que também atiraram.
Atingido, Gabriel perdeu o controle da moto e caiu. Os policiais afirmaram que um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e uma deflagrada, estava com o adolescente. A arma foi apreendida e encaminhada para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Palmeira dos Índios.
O adolescente chegou a ser socorrido com vida a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu os ferimentos e morreu no local. A Polícia Militar irá apurar a atuação dos policiais durante a ocorrência. A Polícia Civil também vai investigar o caso.
Nas redes sociais, a ex-secretária de Desenvolvimento Comunitário, Flávia Ferreira da cidade, pediu “justiça para o sobrinho”. Outra tia de Gabriel, Flaviane Ferreira, disse ele era um “menino de coração bom” e “trabalhador”.
Além dos familiares, o ex-prefeito Júlio Cezar fez uma publicação conjunta com a atual prefeita Luísa Júlia, e com a vice-prefeita Sheila Duarte. Na nota, os políticos manifestam solidariedade à família e dizem confiar nas investigações da Polícia Civil.