28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Integrantes da coordenação dos grêmios estudantis da Rede Estadual de Alagoas são empossados

Grupo vai atuar no biênio 2022-2023 e terá importante papel na construção de políticas públicas para o público estudantil

Secretária Roseane Vasconcelos empossa nova diretoria da Cegreal. Foto:Thiago Ataide

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) realizou na manhã desta quarta-feira (18) a posse dos novos membros da Coordenação Estadual dos Grêmio Estudantis da Rede Pública de Ensino do Estado de Alagoas (Cegreal).

A cerimônia aconteceu no Gabinete da Seduc, no Cepa, e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, dos gerentes regionais de Educação e do ex-secretário Rafael Brito, que foi convidado pelos estudantes.

“Estamos aqui bastante felizes enquanto rede estadual. Os grêmios são parceiros importantes das escolas e precisamos muito desse movimento em nossas unidades de ensino para que a gente possa compreender o que o aluno necessita e, dessa forma, criarmos políticas que melhorem a aprendizagem”.

Nova gestão

A chapa Convergência Freire, que disputou as eleições com outras duas agremiações, foi eleita com mais de 80% dos votos. Presidente da Cegreal para este novo biênio, Carlos André da Silva, estudante da Escola Estadual Dom Constantino Luers, de Campo Alegre, diz que o grupo buscará  a união entre os gremistas da rede estadual.

“Minhas expectativas estão lá em cima. Temos muitas ideias, principalmente na área de comunicação, pois queremos aumentar a interação entre os gremistas de todo o estado. Também focaremos na sustentabilidade e combate a todas as violências”.

Veterano no movimento estudantil, Vinicius Silveira fazia parte da diretoria anterior como diretor de imprensa. Neste pleito, participou da eleição com outra chapa no cargo de diretor social e foi reeleito. Agora, sua meta é ajudar na construção dos grêmios com uma nova visão.

Eleição

A eleição ocorreu de forma on-line durante este mês de maio e contou com três chapas disputando o comando da Cegreal. Ao todo, 179 estudantes regularmente matriculados na rede pública estadual participaram da votação, que aconteceu via formulário do Google (Google Forms), tendo como vencedora a chapa “Convergência Freire”, que atuará pelos próximos dois anos (2022-2023).

A nova  diretoria da Coordenação Estadual dos Grêmios Estudantis é composta por: Carlos André da Silva Filho – (Presidente), Vinícius Izidoro – (Vice-Presidente), Wesille Franklin Ferreira Silva – Diretor de Esporte), Pedro Lorena de Oliveira Filho (Diretor de Cultura), Vinícius Silveira Rocha (Diretor Escolar), Luan Victor Souza da Silva (Diretor de Imprensa), Júlia Fernanda de Azevedo Dantas (Diretora de Políticas Educacionais), Marcos Vinicius de Melo Ferro (Tesoureiro Geral), Katielle Kemilly Ferreira Silva (Secretária Geral), Pedro Henrique Correia dos Santos (Primeiro Tesoureiro), Paulo Henrique de Souza Silva (Primeiro Secretário).