30 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Interior de Alagoas terá 26 maternidades com foco na assistência humanizada ao parto

Anúncio foi feito pelo governador Renan Filho e pelo secretário da Saúde durante entrega de Centro de Parto Normal em Marechal Deodoro

Com as atividades suspensas desde agosto de 2014, o Centro de Parto Normal Imaculada Conceição, em Marechal Deodoro, reabriu as portas nesta quarta-feira (05). O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, fizeram a entrega da unidade, que foi completamente reestruturada.

Eles anunciaram que outras 25 maternidades em municípios do interior de Alagoas vão passar pelo mesmo processo de melhoria com foco na assistência humanizada ao parto natural, através da adoção das boas práticas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Rede Cegonha.

“Essa é a primeira maternidade reestruturada de Alagoas no âmbito da reestruturação geral que o Hospital da Mulher vai possibilitar. Serão mais 25 como essa. Isso vai dar dignidade, porque as mães vão poder voltar a ter seus filhos aqui em Marechal Deodoro, sem a necessidade de se deslocarem a Maceió”. Renan Filho, governador de Alagoas.

Por conta da proximidade e do tamanho populacional – mais de 45 mil habitantes, Marechal Deodoro era o município que mais enviava parturientes ao Hospital da Mulher, inaugurado pelo Governo do Estado em setembro do ano passado, em Maceió, realidade que começa a mudar com a reativação do Centro de Parto Normal Imaculada Conceição.

Entre a reforma física e a aquisição de novos aparelhos, o Governo do Estado investiu na maternidade de Marechal Deodoro cerca de R$ 1 milhão, conforme relevou o secretário Alexandre Ayres.

Ele informou, ainda, que na próxima semana será a vez de Cajueiro, no Vale do Paraíba, passar a contar com um novo Centro de Parto, que será inaugurado junto com o Hospital Municipal.

“Vamos levar os moldes humanizados do Hospital da Mulher para as maternidades do interior. Essa daqui de Marechal é a primeira a ser entregue das outras 25 que entregaremos nos próximos anos, dando esse ar humanizado em um novo momento no cuidar da saúde feminina e das crianças alagoanas”. Alexandre Ayres, titular da Sesau.

Ele acrescentou, ainda, que as novas maternidades alagoanas recebem o apoio do Programa Criança Alagoana (CRIA), coordenado pela primeira-dama Renata Calheiros.

“O CRIA traz um novo olhar para a Primeira Infância. As crianças até os seis anos de idade recebem esse acompanhamento diferenciado por parte das Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação”. Renata Calheiros, primeira-dama.

Fundação

A entrega do Centro de Parto Normal Imaculada Conceição fez parte da programação dos 429 anos de fundação do município e dos 193 anos de nascimento do seu filho ilustre: Manuel Deodoro da Fonseca. O prefeito Cláudio Filho Cacau afirmou que a reabertura da maternidade representa um momento especial e uma conquista para o povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.