27 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Expresso

Jaraguanear mistura música clássica com maracatu nesta sexta-feira

As apresentações na praça Dois Leões vão até o dia 4 de dezembro

O evento é uma realização da Associação Alagoa do Sul, do produtor cultural e escritor Carlito Lima

Nessa sexta-feira (19), Maceió terá mais um encontro inesquecível entre o “Maracatu de Ouro” do Coletivo Afro Caeté, e o saxofone do maestro alagoano Elizaubo, unindo as batidas e o batuque com o toque do Bolero de Ravel, às 19h30. É a continuação do Projeto Vamos Jaraguanear nas Sextas Clássicas, na Praça Dois Leões, no histórico bairro de Jaraguá. Durante quase um mês, vão se apresentar no palco – sempre nas sextas e sábados consecutivos – mais de 300 músicos locais, até o próximo dia 4 de dezembro.

O evento é uma realização da Associação Alagoa do Sul, do produtor cultural e escritor Carlito Lima, por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal; Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC).

“Pensamos nesse encontro entre o clássico e a música popular brasileira, quando lembramos de Salvador, no Pelourinho, naqueles famosos duetos entre o Olodum com os popstars Paul Simon e Michael Jackson. Vale a pena ver esse show na praça”, afirma Carlito Lima.

Ainda nessa sexta, na sequência, irão se apresentar o Quarteto Manguaba (Elizaubo, Cláudio, Fábio, Rafael), e às 21h30, a cantata Os Três Tenores de Alagoas – Luciano Peixoto, Marcos Mausan e Daniel Lima – estrelando a consagrada pianista alagoana Selma Brito. No Museu de Imagem e do Som (MISA) haverá o lançamento de livros da editora Aletria, de Belo Horizonte (MG).

O sábado, 20 de novembro, será inteiramente dedicado ao Dia da Consciência Negra, também no palco montado na Praça Dois Leões, com shows dos grupos afros Dendê, Afoxé e Zumbi.

A presidente da FMAC, Mirian Monte, comentou o projeto Vamos Jaraguanear com Sextas Clássicas. “É um programa que visa a revitalização cultural do bairro do Jaraguá, bem como integrar a sociedade no âmbito cultural e contemplará a maior diversidade possível, desde palestras, passando por lançamento de livros, seguindo por escolas de samba e indo até a premiação cultural”, assinalou Mirian Monte.

 

PROGRAMAÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA (26 e 27 de novembro)

 

26 de novembro/ sexta

19h30: Abertura: Afro Caeté e Sax Elizaubo – Bolero de Ravel

20h: Concerto Banda da Guarda Municipal

21h30: Concerto Orquestra Filarmônica Santa Cecília

27 de novembro/ sábado

19h30: Batuque Mundaú

20h30: Grupo Coração de Mainha