28 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC assina decreto para fortalecer o desenvolvimento no Distrito Industrial

Comissão vai integrar Secretarias Municipais para que realizem serviços como limpeza urbana, pavimentação e iluminação

Prefeito JHC assina decreto para fortalecer o desenvolvimento no Distrito Industrial
Prefeito JHC autoriza a criação do Comitê de Gestão Integrada no Distrito Industrial. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta quinta-feira (10) o decreto municipal que institui a criação de um Comitê de Gestão Integrada no Distrito Industrial, no Tabuleiro do Martins. A comissão vai promover e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e monitoramento dos equipamentos públicos, além de elaborar diagnósticos, propostas e projetos para o polo.

“Esse Comitê nada mais é do que reorganizar a administração de maneira que ela possa estar mais próxima do distrito industrial. Vamos aproximar a gestão pública com todas as indústrias, visando o fortalecimento para não perder a capacidade que o distrito tem. A gente não pode se dar o luxo de abrir mão de um polo gerador de emprego para nossa capital”. JHC.

Prefeito JHC durante a visita ao Distrito Industrial ao lado dos empresários que integram o polo. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC durante a visita ao Distrito Industrial ao lado dos empresários que integram o polo. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O comitê vai atuar de forma integrada com as Secretarias de Economia por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Segurança e Convívio Social, e as Superintendências de Desenvolvimento Sustentável, Iluminação e Transporte e Trânsito, junto com a Associação das Empresas do Distrito Industrial (ADEDI).

As equipes irão realizar constantes ações de tapa-buracos, pavimentação, iluminação, sinalização, limpeza urbana e trânsito.

A comissão vai, além de realizar estes serviços, agendar e coordenar os trabalhos, se reunir com as empresas sediadas no distrito sempre que for solicitado ou necessário, orientar novas empresas que pretenderem se instalar no polo e redigir relatório de todos os atos executados.

Após a assinatura, o prefeito JHC, visitou algumas empresas do Polo Industrial, verificando as linhas de produção e cumprimentando os funcionários. O Distrito Industrial conta com 130 empresas que juntas geram mais de 5 mil empregos diretos e 25 mil de forma indireta.

Prefeito JHC destacou que o trabalho integrado das secretarias vai fortalecer o desenvolvimento do polo industrial. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC destacou que o trabalho integrado das secretarias vai fortalecer o desenvolvimento do polo industrial. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Atendendo demandas

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Monteiro, o Município já vem realizando ações no local, mas que com a criação desse comitê, os serviços serão constantes, atendendo as demandas da população.

“Nós já fizemos serviços pontuais, mas sentimos a necessidade para que ações sejam permanentes. Por isso, nossa ideia foi criar um decreto colocando todas as secretarias envolvidas e a Associação das Empresas do Distrito Industrial para que juntos possamos realizar todos os pedidos da população, e para que o local não fique abandonado”. Eduardo Monteiro.

A presidente da Associação das Empresas do Distrito, Lucilene Peixoto, agradeceu pela parceria do Município com a associação dos empresários.

“O prefeito está nos dando a honra de vir até aqui em nossa Associação, e ficamos muito felizes, porque depois de muito tempo alguém do órgão público têm olhado para nosso distrito que por muito tempo ficou abandonado. A gente quer sua presença para somar, e tem algumas coisas que precisam ser feitas, mas sei que vocês vão trabalhar para resolver isso. Agradeço desde já a SMTT que veio para ordenar o trânsito e nos deu esse conforto”. Lucilene Peixoto.

Pavimentação

Em 2021, a Prefeitura de Maceió, através do Programa Maceió tem Pressa, realizou a pavimentação e drenagem do Distrito Industrial. As intervenções garantiram mais comodidade e qualidade no tráfego de trabalhadores e moradores do Polo.

Foram investidas 600 toneladas de asfalto na região, que beneficiaram 55.518 pessoas que trabalham e transitam no local diariamente. As obras de drenagem e pavimentação garantiram mais de 70 empregos diretos para maceioenses.