23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC e Rui Palmeira iniciam processo de transição em Maceió

Ambos consideram a falta de tempo o inimigo no processo, mas que haverá esforços de ambos os lados

O prefeito de Maceió Rui Palmeira recebeu o prefeit eleito, João Henrique Caldas, o JHC, para a primeira reunião de transição. Foram apresentados o cronograma e o atual governo colocou todos os secretários municipais à disposição para uma transição tranquila e transparente, como disse Palmeira.

O encontro aconteceu na sede da Prefeitura da capital, no bairro do Jaraguá, o primeiro encontro após a eleição de JHC no domingo (29). JHC derrotou Alfredo Gaspar, não só o candidato do governador Renan Calheiros, como do próprio prefeito Rui Palmeira.

Transição

Da atual administração, quem vai comandar os trabalhos é a secretária de Governança, Iria Almeida. O coordenador da transição indicado por JHC será o deputado Davi Maia (DEM).

JHC prometeu empenho em sem governo, ainda que com um espaço mais curto para transição – por causa da pandemia, as eleições aconteceram um mês após o prazo inicial.

O atual prefeito reforçou o prazo mais curto, mas que todos os esforços serão empreendidos para que as informações sejam compartilhadas em tempo hábil, até as festas de fim de ano.

“Nosso maior inimigo é o tempo muito curto, só temos três semanas para a véspera de Natal, então é preciso que as equipes passem as informações que serão requeridas pelo prefeito eleito e sua equipe de transição”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Ainda que não tenha confirmado nomes para as Secretarias, o prefeito eleito prometeu nomes técnicos para as mesmas, “mas que gostem de gente, atuando para facilitar as relações entre as pastas e as pessoas”.

“Vamos buscar as informações necessárias para começar o ano com todas as informações, tomando as principais decisões para a gente ter um real diagnóstico e impactar nos primeiros 100 dias de governo”. JHC, prefeito eleito de Maceió.

2021

O orçamento para isso já foi adiantado, após uma reunião com alguns dos vereadores, na noite de terça (21). O objetivo foi tratar da aprovação da Lei Orçamentária de 2021, que vai afetar diretamente o próximo governo.

Ainda assim, Palmeira acredita que seu sucessor terá um grande desafio financeiro, já que o socorro com recursos federais que vieram em 2020 evitaram um colapso, mas os mesmo podem não chegar no próximo ano.

“A pandemia, a questão do Pinheiro, a questão política no governo Dilma e Temer foram fatores que enfrentamos, e tenho certeza de que o prefeito eleito vai estar preparado para enfrentar as dificuldades do próximo ano”. Rui Palmeira.