20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC recua e anuncia que Prefeitura de Maceió vai cancelar festejos do réveillon

Capital alagoana foi o único polo turístico a anunciar fim dos eventos, horas após decisão no Rio de Janeiro

Horas após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Pais, anunciar o cancelamento dos festejos de réveillon, o prefeito de Maceió, JHC, seguiu a mesma decisão. Com isso, a capital alagoana deixa de ser o único polo turístico a promover aglomerações neste final de ano.

Como outras 17 capitais brasileiras já renunciaram às festividades, Maceió acabou se tornando um ponto de resistência entre os polos turísticos do Brasil, ignorando recomendações de especialistas e manter os eventos do dia 31.

Ontem mesmo (3), o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região (incluindo Alagoas), divulgou um boletim recomendando que não façam festas de réveillon e do Carnaval nos estados da região por conta da nova variante da Covid, a ômicron.

O documento ainda demonstra preocupação com surgimento de outras novas variantes. A partir dos índices de vacinação completa da população do Brasil, o boletim aponta recomendações aos governadores e gestores municipais da região diante dos cenário nacional e global.

Para a entidade, essas festas intensificariam a transmissão do coronavírus e poderiam resultar em nova onda da pandemia. Além disso, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste pede que os governantes da região intensifiquem a vacinação para alcançar, o mais rápido possível, uma maior parcela da população com vacinação completa.

Cedendo às incertezas com a nova variante, o prefeito, que afirmou que o objetivo principal é “salvar vidas”, enalteceu Maceió como a capital de “melhor sistema de imunização do país”. E prometeu que até o final do ano 90% da população estará com as duas doses da vacina:

“Seguimos apostando na vacina. Ela é segura. Quem não tomou, tem que tomar. Vamos seguir trabalhando muito, pautados pela Ciência, para vencer de uma vez por todas esse desafio”. JHC.

A aposta na vacina, claro, é diferente da postura do presidente Jair Bolsonaro, que até hoje mente e desinforma sobre a Covid-19.

Capitais

Com este anúncio, já são 19 capitais e o Distrito Federal que cancelaram festas de Réveillon neste ano por temor de um avanço da covid-19 com a chegada da variante ômicron. Os eventos privados, porém, estão mantidos.

Por enquanto, São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife, Fortaleza, Salvador, São Luís, Teresina, Aracaju, João Pessoa, Cuiabá, Campo Grande, Belém, Palmas, Vitória, Porto Alegre, Macapá e Florianópolis cancelaram as festas da virada para evitar aglomerações. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também decidiu por não fazer nenhum evento em Brasília.