19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC se reúne com Defesa Civil Nacional após 289 mm de chuva em 72h

Prefeito também conferiu o funcionamento do abrigo disponibilizado pela Prefeitura de Maceió

Prefeito JHC se reúne com Defesa Civil Nacional e reforça que a prioridade em Maceió é salvar vidas
Prefeito JHC acompanhou, junto aos representantes da Defesa Civil Nacional, o trabalho de monitoramento realizado pela Defesa Civil de Maceió. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
O prefeito de Maceió, JHC, se reuniu com representantes da Defesa Civil Nacional nesta quinta-feira (26), que vieram a Maceió para verificar como a cidade se encontra em decorrência das fortes chuvas.

As equipes se colocaram à disposição do município para orientar e passar informações sobre previsões de chuvas e dar todo o suporte necessário.

O gestor fez um alerta para que os demais municípios alagoanos que também foram afetados pelas fortes chuvas entrem em contato com a Defesa Civil Nacional para também obter orientações.

“Quero alertar os prefeitos das 34 cidades que fizeram esse alerta de emergência, que podem também procurar a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o MDR [Ministério do Desenvolvimento Regional], fazendo esse reconhecimento, decretando situação de emergência para que o município receba recursos, assistência social, e logística da Secretaria Nacional”.

O Município decretou Situação de Emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade. A medida toma como base os alertas da Defesa Civil de Maceió e tem validade por 180 dias.

Com isso, a Prefeitura facilita a contratação de serviços emergenciais para atendimento à população atingida e consegue obter sem burocracias os recursos federais para o devido enfrentamento aos danos ocasionados pelas chuvas.

Abrigo

Prefeito JHC confere funcionamento de abrigo para acolher famílias desabrigadas
Durante a visita ao local, o prefeito JHC conversou com as famílias e garantiu o apoio necessário amparar as pessoas que precisaram sair de suas casas por conta das chuvas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
O prefeito também conferiu o funcionamento do abrigo disponibilizado pela Prefeitura de Maceió para acolher, de forma digna, as pessoas afetadas com as fortes chuvas. As famílias foram encaminhadas pela Defesa Civil para receber o atendimento da Assistência Social.

“Maceió se preparou para esse momento de fortes chuvas. Foram meses para colocar toda essa estrutura de pé, para atender essa população com dignidade e respeito, sobretudo em um momento tão difícil. E isso só se faz com planejamento para ser o mais assertivo possível e dar o melhor para nossa população. Aqui tem vidas e precisamos estar próximos dessas pessoas”.

A unidade conta com 120 vagas e fica na Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes, no Jaraguá, em frente à Praça Rayol. A unidade funciona 24h por dia e já recebeu mais de 50 pessoas desde a quarta-feira (25).

Acúmulo de chuvas

Maceió já registrou 435 mm durante o mês de maio, o que representa 48,16% a mais do que era esperado para todo o mês. Além disso, os pluviômetros registraram 145 mm nas últimas 24h e 289 mm em 72h.

O coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, afirmou que o objetivo do Município é manter as famílias em segurança. “Quem está na casa de parentes vai continuar, e quem está nos abrigos também vai continuar. Só podemos permitir que voltem quando tivermos a segurança”, disse.

O senador Rodrigo Cunha afirmou que obter informações sobre a situação das chuvas em outros estados é fundamental para que Maceió se prepare. “Acredito que com isso, a Defesa Civil consegue verificar as informações de outros estados para que nós possamos nos prevenir e que situações como em 2010 não venham a se repetir”, disse o senador.

O prefeito JHC também visitou a Avenida Afrânio Lages, popularmente conhecida como Leste-Oeste para verificar a situação da via. O local foi um dos mais atingidos pelas chuvas e também recebeu atenção do Município com equipes deslocadas para orientar moradores, motoristas e pedestres sobre as condições da região.