26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

JHC se reúne com ministro Gilson Neto e senadores Collor e Cunha para tratar da retomada do turismo

Na ocasião, empresários apresentaram demandas para a melhoria e fortalecimento do turismo na capital

Investimentos para alavancar o turismo em Maceió contam com apoio dos senadores Fernando Collor, Rodrigo Cunha, do vice-prefeito Ronaldo Lessa e do ministro Gilson Neto. Fotos: Edvan Ferreira

O prefeito de Maceió, JHC, esteve reunido nesta quinta-feira (26), com o ministro do Turismo, Gilson Machado e com empresários do trade turístico para tratar da retomada do turismo em Maceió.

A reunião teve como objetivo apresentar as demandas e ações que vão fortalecer o turismo após o período em que esteve com as atividades interrompidas devido a pandemia da Covid-19.

“O turismo foi uma das primeiras indústrias a sofrer com os efeitos da pandemia. É uma alegria para nós ter a presença do nosso ministro, que é um defensor muito contundente do nosso país. É importante fazer essa conexão, que só ganhamos quando unimos esforços. Aqui colocamos todas as perspectivas sobre a retomada do turismo, que é uma grande jornada e um grande desafio”. JHC.

O ministro cumpriu agenda durante toda a quinta-feira (26) em Maceió. Visitou a Catedral Metropolitana de Maceió, recebeu o título de Cidadão Honorário de Maceió, aprovado pela Câmara de Vereadores e se reuniu com o prefeito JHC e o trade turístico. Na ocasião, ele destacou a melhoria do turismo em todo o Brasil.

“Em Alagoas eu me sinto em casa. E estou muito feliz com Alagoas, estamos aqui para ouvir o trade turístico porque são vocês que geram emprego, e nós viemos aqui para facilitar essa geração de emprego para o maceioense”. Gilson Machado.

O senador Fernando Collor, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, ressaltou as obras feitas pelo Governo Federal para alavancar o turismo de Maceió.

“Diversas obras estão sendo feitas, e passada a pandemia, o turismo vai bombar. Nesse momento estamos com pousadas e hotéis lotados, não há vaga, e ainda tem a pandemia para nos assustar. Então quando isso tudo acabar, o turismo com certeza dará uma alavancada”. Collor.

O senador Rodrigo Cunha destacou a importância do turismo e da união dos órgãos públicos com os empresários.

“O ministro sabe da importância do turismo para Maceió. Temos muitos frutos para colher aqui na nossa cidade, e temos muitas atitudes do setor público que garantem a segurança jurídica dos investidores, e é isso que a gente busca”. Rodrigo Cunha.

Prefeito JHC defendeu a união de esforços com o Ministério do Turismo para superar as adversidades causadas pela pandemia ao setor turístico

Trade turístico

Durante a reunião, os representantes do trade turístico apresentaram as demandas para a melhoria de ações que visam fortalecer o turismo em Maceió, entre elas intervenções para minimizar o avanço do mar, cursos profissionalizantes para capacitar mais pessoas para trabalhar no setor, além de cursos de idiomas, para que os funcionários estejam mais capacitados para atender o turista do exterior, entre outros.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas, André Santos, afirmou que o município de Maceió está focado para alavancar ainda mais o turismo da capital.

“Estamos focados no turismo e grande maioria dos nossos empresários são alagoanos, temos grupos fortíssimos que investem e que tem segurança no produto que é a nossa cidade e o nosso estado. Estamos à disposição para ajudar o turismo”. André Santos.

Entrada de navios

Ainda durante o encontro, o prefeito JHC entregou um ofício para que o ministro Gilson Machado viabilize a retomada da entrada de navios em Maceió.

O ofício solicita as operações de cruzeiros marítimos durante a temporada de 2021/2022 visando o fortalecimento da economia alagoana. O Município se colocou à disposição para as exigências operacionais e medidas sanitárias para garantir a segurança dos passageiros, tripulação, trabalhadores, entre outros.