20 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

João Catunda pede esclarecimentos sobre suposta folha secreta na Saúde de Maceió

Vereador protocolou solicitação de informações na Secretaria Municipal de Saúde

O vereador João Catunda, durante sessão ordinária desta quinta-feira (11), cobrou da Prefeitura de Maceió, esclarecimentos acerca da suposta folha secreta da Saúde do município. Edil afirma que há três meses protocolou solicitação na Secretaria Municipal de Saúde, mas que até o momento não obteve resposta.

De acordo com o vereador, ele recebeu denúncias da população informando a falta de profissionais nos postos de saúde da capital. Foi protocolado na SMS um pedido de informações acerca da suposta folha secreta, como também a lista de todos os profissionais de saúde de Maceió e locais de atuação, como também a frequência deles nas unidades em que estão lotados.

“Há cerca de quatro meses fui abordado pela população e recebi essa denúncia da falta de profissionais. Protocolei o pedido de informações sobre essa folha secreta há, mas não obtive resposta. Todas as vezes que entro em contato, informam que ainda estão preparando a documentação. Fui pessoalmente na secretaria, mas ela não estava. Em outras oportunidades ela desmarcou as reuniões agendadas comigo. Eles estão omitindo informações importantes para a população maceioense”. João Catunda.

Ainda de acordo com João Catunda, ele recebeu informações de que em uma determinada unidade de saúde há mais 130 profissionais lotados, mas que diariamente a população reclamava da falta de médicos, enfermeiros, entre outros.

“Quando as pessoas chegavam nessa unidade, não tinham médicos, nem enfermeiros, apenas o pessoal do administrativo. Ou seja, não funcionava. Se mais uma vez não tiver resposta, vou convocar a secretária e demais responsáveis para que expliquem aqui, diante dos vereadores de Maceió, o porquê desta omissão. Não adianta dizer que é um problema da outra gestão, porque se passaram onze meses e deu tempo de sobra para resolverem essa situação”. João Catunda.

Durante a mesma sessão, o vereador Francisco Sales, ex-secretário de Governo da Prefeitura de Maceió, confirmou a existência da folha secreta dos precarizados da Saúde, assim como detalhou informações sobre o documento. Em resposta à um questionamento do vereador Leonardo Dias, Sales disse:

“A Prefeitura de Maceió está fazendo auditoria nos contratos. Para o senhor [vereador Leonardo Dias], nesses documentos não existiam os dados básicos dos servidores, apenas o nome e a conta bancária. Sem CPF, sem matrícula, sem nada”. Francisco Sales.