
Jorge Guaranho, o ex-policial penal, que assassinou a tiros o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), José Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu (PR), foi condenado em júri popular a 20 anos de prisão. A sentença foi definida nesta quinta-feira, 13.
Arruda foi morto em 2022, durante a comemoração de seu aniversário de 50 anos. O autor do crime invadiu a festa temática, que fazia uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores.
Na época do assassinato, ocorrido em um contexto de forte polarização eleitoral no Brasil, o caso reacendeu debates sobre o aumento da violência política no país. Guaranho invadiu a festa de aniversário de Arruda se assumindo com o defensor de Jair Bolsonaro, à época, presidente da República
De acordo com a sentença, Guaranho cumprirá a pena em regime fechado, mas cabe recurso da decisão. Bolsonarista, Guaranho
“Vinte anos de condenação para uma pessoa que mudou as nossas vidas, trazendo muita dor e sofrimento. Hoje vamos sair daqui sem o Marcelo, mas com justiça”, disse Pamela Silva, companheira de Arruda.