17 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Fátima Almeida

Jornalista descobre 80 casos de doença rara na família e conta historia em sua biografia

Campanha para financiamento coletivo da obra “Mosaicos do Tempo” já começou

Mais que apenas uma biografia, o livro “Mosaicos do Tempo”, que já está em ponto de impressão, só aguardando a verba para sua publicação, vai trazer à tona o resultado de uma investigação importantíssima para pesquisa das doenças raras no Brasil.

Portadora de ataxia espinocerebelar do tipo 3 (ou SCA 3), mal  Machado-Joseph, doença  degenerativa que  compromete os músculos, a autora, jornalista Olívia de Cássia,  descobriu 80 casos da doença de Machado-Joseph na própria família, gerados a partir de casamentos entre primos.

A jornalista alagoana Olívia de Cássia com o seu inseparável Juca.

No livro, além de contar os detalhes dessa investigação realizada a partir da árvore genealógica de sua família, a jornalista alagoana resgata memórias de familiares: os antigos engenhos na região de União dos Palmares, as historias populares recuperadas nas falas de familiares e um pedaço da natureza do entorno da Serra da Barriga, forte de Zumbi dos Palmares, o rio Mundaú, a rua da Ponte, o comércio, enfim, uma série de relatos em detalhes  afetivos.

Por se encontrar aposentada, em virtude das sequelas da doença, cujo tratamento é de alto custo, a jornalista ainda não teve como publicar o livro. Para viabilizar a impressão da obra, com incentivo e apoio da cientista social Ana Cláudia Laurindo, Olívia iniciou uma campanha de financiamento coletivo.

Cada pessoa interessada em contribuir doa, no mínimo R$ 20,00 e, ao final, tem seu nome registrado na obra, como forma de agradecimento. A conta-poupança para depósito é a seguinte: 00082294-2 Operação: 013 Agência:1557 – Caixa Econômica Federal. Mais informações: (82) 99653-1153 (Whatsapp).

Em tempo, para saber mais sobre Olívia de Cássia, é só acessar o Blog http://oliviadecassia.blogspot.com/

(*) Por Graça Carvalho