4 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Maceió

José Lessa é homenageado no Palco Móvel, na rua aberta da Ponta Verde

Forrozeiros honraram o legado de Lessa, que faleceu no dia 30 de julho

Defensor do forró alagoano, José Lessa é homenageado no Palco Móvel, na rua aberta da Ponta Verde
José Lessa Gama foi homenageado por forrozeiros no Palco Móvel, na rua aberta da Ponta Verde. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Neste domingo (6), a rua aberta, na orla de Ponta Verde, recebeu apresentações de trios de forró no Palco Móvel  para homenagear o saudoso José Lessa Gama, que faleceu no último domingo (30), após sofrer um infarto.

José era presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral) e, com suas pesquisas, ajudou a preservar a cultura e identidade alagoana.

Durante a programação, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Fábio Palmeira, recebeu a Comenda Gerson Filho, do site Forró Alagoano, criado por Lessa.

“O compromisso da gestão JHC é manter o diálogo e valorização dos artistas da terra. A Fundação é casa e abrigo, por esse motivo deve acolher democraticamente todos que fazem cultura”, retribuiu Fábio à homenagem.

Fábio Palmeira, presidente da FMAC, recebeu comenda, por apoio à causa dos forrozeiros. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Fábio Palmeira, presidente da FMAC, recebeu comenda, por apoio à causa dos forrozeiros. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Rosiane Cerqueira, viúva de José, estava presente na programação e afirma que Fábio, em pouco tempo à frente da FMAC, é merecedor da Comenda por demonstrar sensibilidade ao dialogar com a associação, os forrozeiros e a cultura popular de modo geral.

Uma das propostas que a Asforral solicitou recentemente para a Fundação e que será atendida, é a revitalização do Palco Móvel utilizado todos os domingos com apresentações culturais na orla. O trailer havia sido adquirido pela Associação há alguns anos por meio de um edital do próprio município.